Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Exército deflagra Operação Ágata 11 no Oeste do Paraná

  • 13/06/2016
  • Foto(s): Divulgação
Exército deflagra Operação Ágata 11 no Oeste do Paraná
O Exército Brasileiro deflagrou na manhã desta segunda-feira (13) a Operação Ágata 11. O objetivo é se unir a outros órgãos de Segurança Pública, no combate ao crime, na região de fronteira, principalmente.

Os trabalhos no Oeste serão comandados pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada e estão previstos dentro da concepção do Plano Estratégico de Fronteira do Governo Federal, criado para prevenir e reprimir a ação de criminosos na fronteira do Brasil.

A Operação consiste em ação conjunta dos Ministérios da Defesa, da Justiça e da Fazenda e tem por objetivo, a redução dos índices de criminalidade, a coordenação de planejamento e execução de operações militares e policiais, a intensificação da presença do Estado Brasileiro na região e o incremento do apoio à população residente na faixa de fronteira.

Além desses objetivos, a operação visa também à cooperação com países amigos vizinhos do Brasil no combate aos ilícitos transfronteiriços. Para a execução das ações foi ativado o Comando da Área de Operações SUL que, sob a coordenação do Centro de Operações do Comando Militar do Sul (CMS), contará com representantes de instituições governamentais federais e estaduais, dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Dentro da área de responsabilidade da 5ª Divisão de Exército, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, em cooperação com órgãos de segurança pública (OSP) e de fiscalização federais, estaduais e municipais e outros órgãos civis, atuará com ações preventivas e repressivas na faixa de fronteira entre os municípios de Foz do Iguaçu e Guaíra, bem como no Oeste do Paraná.

Estas ações serão desenvolvidas por meio do posicionamento de tropas terrestres, patrulhamento fluvial e controle do espaço aéreo, além da fiscalização de produtos controlados em coordenação com a 5ª Região Militar, fiscalização de explosivos e agentes QBRN junto à fronteira e ação cívico-social nas cidades abrangidas, oportunidade de apoio das Forças Armadas aos segmentos mais necessitados das populações locais.

Em 2016, a Operação está se desenvolvendo em toda a faixa de fronteira do país, dividida em 3 diferentes áreas de responsabilidade (AMAZ??NIA, OESTE e SUL). No plano tático da Operação do CMS, as cidades incluídas são: Chuí-RS, Quaraí-RS, São Borja-RS, Uruguaiana-RS, São Miguel d???Oeste-SC, Foz do Iguaçu-PR e Guaíra-PR, abrangendo cerca de 2.400 Km de fronteira.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557