106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Dia 9 de dezembro a ministra Tereza Cristina estará em Toledo no Oeste do Paraná para assinar um importante convênio para região. O convite para a ministra foi feito pelo programa Oeste em Desenvolvimento, para assinar esse convênio que é a criação do polo regional de inovação e tecnologia para o agronegócio, de acordo com o presidente do POD, Rainer Zielasko.
Na visita da ministra também terão outros três convênios importantes que serão firmados, sendo, o convênio com a secretaria de estado de planejamento, onde vai disponibilizar dados socioeconômicos para todos aqueles que quiserem investir; Um convênio com a Fundação Araucária, que vai trazer as universidades públicas para dentro do setor produtivo.
O Parque Tecnológico da Itaipu (PTI) também terá uma parceria importante com o POD para apoiar o sistema regional de inovação (SRI). Todos esses convênios serão assinados na presença da ministra, Tereza Cristina, colocando o oeste paranaense em um novo momento de desenvolvimento, de acordo com Rainer Zielasko.
O POD
Iniciado em 2014, o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) é uma ação de Governança Territorial Regional que busca promover o desenvolvimento econômico sustentável do Oeste do Paraná, por meio da sinergia das instituições e integração de iniciativas, projetos e ações. O POD estabelece estratégias de desenvolvimento para a região, de maneira organizada e participativa para a tomada de decisões. Seu foco de atuação está no incentivo e proposição de ações capazes de aumentar a competitividade do território.
Fazenda alojará suínos em prédio de 13 andares
Atualmente, 55 municípios fazem parte das ações do programa, que é formado por mais de 60 instituições públicas e privadas como empresas, cooperativas, instituições de apoio e fomento, sindicatos e associações de classe, universidades, centros de pesquisa e tecnologia que atuam no território.
A governança do programa atua com uma estrutura enxuta e idealizada para garantir a máxima participação e representação da sociedade e de seus interesses, a fim de fortalecer a proposta de uma rede integrada de desenvolvimento, garantindo agilidade e grande capacidade de mobilização, para que as políticas e ações desenvolvidas obtenham resultados práticos e objetivos para o desenvolvimento econômico sustentável da Região Oeste do Paraná.
Fonte: Assessoria