Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Tiro de Guerra inaugura decoração natalina em Tanque de Guerra M-41

O 1º Sargento de Cavalaria Nunes, Chefe Instrutor do Tiro de Guerra 05-018, esteve à frente do cerimonial e destaco, através de vídeo, a história do M-41.

  • 22/12/2021
  • Foto(s): João Hermes/Costa Oeste News
  • Região

No final da tarde de terça-feira (22), foi inaugurada a base de sustentação do Tanque de Guerra em exposição permanente no Tiro de Guerra de Medianeira, sua nova pintura e também a decoração natalina, viabilizado em parceria com empresas de Medianeira: Frimesa, Lajes Patagônia e Sicredi.

O 1º Sargento de Cavalaria Nunes, Chefe Instrutor do Tiro de Guerra 05-018, esteve à frente do cerimonial e destaco, através de vídeo, a história do M-41.

Histórico

Com o fim da segunda guerra mundial e com o desenrolar da guerra fria, o Exército dos Estados Unidos sentiu a necessidade de um novo carro de combate ligeiro que pudesse suceder aos já antiquados M-24 Chaffee. Em 1949 surge o protótipo do T-37 que com algumas modificações se transforma no M-41 Little Bulldog, mais tarde mudado para Walker Bulldog, em homenagem ao General W.W.Walker, morto em acidente com Jeep na Coréia em 1951.

O M-41 do ponto de vista técnico, era muito parecido com o M-24, com trem de rolamento de cinco pares de rodas, suspensão com barras de torção, motor traseiro de 500 hp, o que dava uma velocidade elevada em estradas, fácil de ser reparado e substituído no campo de batalha, armado com canhão de 76,2mm com freio de boca e extrator de fumaça, adaptado para o tiro anti-tanque, possuía uma torre bem delgada e inteiramente soldada, de excelente característica. Seu batismo de fogo se deu na guerra do operado tanto por norte-americanos como pelo exército do Vietnã do Sul, participando inclusive na luta anti-guerrilha, sendo que a primeira batalha envolvendo tanques do Vietnã do Norte x Vietnã do Sul , ocorreu em fevereiro de 1971 na operação Lam Som 719. 

Foram fabricados no período de 1950 até início dos anos 70 cerca de 5.500 M-41, e a partir do início dos anos 60 ele é vendido para diversos países do Sudeste Asiático, Europa e América Latina.

Os primeiros 50 M-41 chegaram ao Brasil em agosto de 1960 e foram distribuídos aos Regimentos de Reconhecimento Mecanizado, provavelmente ao 1º em Santo Ângelo, ao 2º em Porto Alegre, ambos no RS.

Para celebrar o acontecimento, foi realizado esse ato em frente do TG 05-018 em Medianeira, com a presença de autoridades, dentre elas, o prefeito de Medianeira e diretor do TG, Antônio França. Também participaram os parceiros patrocinadores. Após o ato, chegou papai Noel, para a Alegria da garotada que se fez presente.

1º Sgt de Cavalaria Luis Aldair Nunes da Silva Junior, destacou a importância de uma melhor conservação do Tanque de Guerra, sua decoração e a parceria com empresas de Medianeira.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post