106,5 FM
Rádio Costa Oeste
No final da tarde de terça-feira (22), foi inaugurada a base de sustentação do Tanque de Guerra em exposição permanente no Tiro de Guerra de Medianeira, sua nova pintura e também a decoração natalina, viabilizado em parceria com empresas de Medianeira: Frimesa, Lajes Patagônia e Sicredi.
O 1º Sargento de Cavalaria Nunes, Chefe Instrutor do Tiro de Guerra 05-018, esteve à frente do cerimonial e destaco, através de vídeo, a história do M-41.
Histórico
Com o fim da segunda guerra mundial e com o desenrolar da guerra fria, o Exército dos Estados Unidos sentiu a necessidade de um novo carro de combate ligeiro que pudesse suceder aos já antiquados M-24 Chaffee. Em 1949 surge o protótipo do T-37 que com algumas modificações se transforma no M-41 Little Bulldog, mais tarde mudado para Walker Bulldog, em homenagem ao General W.W.Walker, morto em acidente com Jeep na Coréia em 1951.
O M-41 do ponto de vista técnico, era muito parecido com o M-24, com trem de rolamento de cinco pares de rodas, suspensão com barras de torção, motor traseiro de 500 hp, o que dava uma velocidade elevada em estradas, fácil de ser reparado e substituído no campo de batalha, armado com canhão de 76,2mm com freio de boca e extrator de fumaça, adaptado para o tiro anti-tanque, possuía uma torre bem delgada e inteiramente soldada, de excelente característica. Seu batismo de fogo se deu na guerra do operado tanto por norte-americanos como pelo exército do Vietnã do Sul, participando inclusive na luta anti-guerrilha, sendo que a primeira batalha envolvendo tanques do Vietnã do Norte x Vietnã do Sul , ocorreu em fevereiro de 1971 na operação Lam Som 719.
Foram fabricados no período de 1950 até início dos anos 70 cerca de 5.500 M-41, e a partir do início dos anos 60 ele é vendido para diversos países do Sudeste Asiático, Europa e América Latina.
Os primeiros 50 M-41 chegaram ao Brasil em agosto de 1960 e foram distribuídos aos Regimentos de Reconhecimento Mecanizado, provavelmente ao 1º em Santo Ângelo, ao 2º em Porto Alegre, ambos no RS.
Para celebrar o acontecimento, foi realizado esse ato em frente do TG 05-018 em Medianeira, com a presença de autoridades, dentre elas, o prefeito de Medianeira e diretor do TG, Antônio França. Também participaram os parceiros patrocinadores. Após o ato, chegou papai Noel, para a Alegria da garotada que se fez presente.
1º Sgt de Cavalaria Luis Aldair Nunes da Silva Junior, destacou a importância de uma melhor conservação do Tanque de Guerra, sua decoração e a parceria com empresas de Medianeira.
Fonte: Costa Oeste News