Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Mulher do norte do Paraná tem aposentadoria cortada por ser muito idosa

  • 14/06/2016
  • Foto(s): Arquivos
Mulher do norte do Paraná tem aposentadoria cortada por ser muito idosa
Uma mulher de Rio Branco do Ivaí, no Norte do Paraná, quer provar que é a mulher mais velha do mundo. Aos 120 anos, dona Jesuína dos Santos Cardoso mora no distrito de Porto União, na cidade que fica a 300 quilômetros de Curitiba. O impulso para entrar no livro dos recordes veio de um dissabor enfrentado pela dona Jesuína: ela teve a aposentadoria cancelada porque o INSS -Instituto Nacional de Seguro Social- achou que era impossível uma pessoa estar viva com aquela idade. Ela precisou viajar centenas de quilômetros para provar que estava viva e continuar recebendo o benefício. A neta Dalíria Amaral de Siqueira Franco, 53, relata que a família desconfiava, mas imaginava ser difícil comprovar que dona Jesuína é a mais idosa do mundo. Isso só foi mudar por causa da aposentadoria cancelada. 

De acordo com Dalíria, o INSS pediu para que a idosa comprovasse que estava viva, que não era fraude. O posto do INSS mais próximo é em Apucarana, a quase 200 quilômetros de distância da casa de Dna. Jesuína e não teve outro jeito, ela e a família tiveram que ir até lá.

Depois que os funcionários do INSS viram dona Jesuína no carro, não só reativaram seu benefício, como incentivaram Dalíria a ir em busca do título para a idosa. Um vereador, amigo da família, é quem está lidando com a documentação da moradora junto ao Guinness Book, o livro dos recordes. A data de nascimento trazida no registro da idosa é 30 de janeiro de 1896.

A família diz que é um orgulho tê-la viva. A bisneta Elizabete Franco Viana Dias de 19 anos, diz que a matriarca é um exemplo de vida, uma guerreira. Ela acredita que a bisavó, na verdade, pode ter mais de 120 anos. 

Fonte: Costa Oeste fm

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557