?? uma fruta deliciosa que tem uma imensidão de propriedades. Traz antioxidantes, ferro, vitaminas e fibras e o melhor, não engorda! O romã não pode faltar em sua dieta.
O romã é uma fruta deliciosa, com um moderado conteúdo de calorias e uma elevada oferta de água, que chega a ser 80% de seu peso.
Por ser tão leve, é recomendado para todo tipo de dieta, incluindo aqueles que estão tentando perder peso de modo saudável.
De um ponto de vista nutricional, o romã é uma fonte natural de vitaminas C e B2, minerais e poderosos antioxidantes como os betacarotenos.
Também cabe destacar que o romã contém uma boa quantidade de fibras, que variam de acordo com a maneira pela qual a fruta é consumida. Isto quer dizer que é mais conveniente consumir o romã de forma direta do que preparar um suco.
Em qualquer caso, existem muitas razões pelas quais todos deveriam começar a desfrutar com mais frequência esta fruta deliciosa.
A seguir iremos compartilhar 8 incríveis benefícios que podemos obter ao consumir o romã.
1. O romã fornece antioxidantes
As sementes de romã são ricas em compostos antioxidantes cuja ação no organismo previne e freia os efeitos nocivos que os radicais livres do ambiente causam.
Seu consumo regular é uma forma deliciosa de evitar o envelhecimento precoce e doenças crônicas associadas ao deterioramento celular.
Na verdade, diz-se que chega a ser mais saudável que o vinho tinto e o chá verde.
2. Controla a pressão arterial
O romã é um grande aliado do sistema cardiovascular. Seus antioxidantes participam no controle da pressão arterial alta, pois estimula o fluxo sanguíneo para que este flua sem inconvenientes.
Isto, por sua vez, beneficia outras partes do corpo, já que previne a formação de trombos, veias varicosas e outros problemas de circulação.
3. Limpa as artérias
O romã limpa as artérias
Seus efeitos a nível sanguíneo também ajudam a evitar a oxidação do colesterol nas paredes arteriais.
Sua ingestão é muito boa para os pacientes com altos níveis de colesterol e triglicerídeos porque facilita sua expulsão evitando doenças crônicas como a aterosclerose.
4. Combate as doenças respiratórias
Sua vitamina C e suas propriedades anti-inflamatórias convertem o romã em um excelente remédio para as doenças que afetam o sistema respiratório.
?? recomendado como complemento para o tratamento da asma, bronquite ou transtornos comuns como a gripe e o resfriado.
5. Limpa os rins
As sementes de romã são perfeitas para limpar os rins ou equilibrar os líquidos do organismo. Seus antioxidantes e ação depurativa contribuem para expulsar o excesso de sais e substâncias tóxicas através da urina.
Seu fornecimento significativo de potássio ajuda a manter um equilíbrio hidrossalino no corpo e previne transtornos associados à desidratação.
6. Melhora a saúde da pele
Tanto o consumo do romã como sua aplicação na forma de máscara são úteis para melhorar a saúde da pele. Seu fornecimento de ferro estimula a oxigenação das células e promove a renovação dos tecidos.
Seu suco prolonga a vida útil dos fibroblastos, células encarregadas de manter a pele elástica e firme.
Por outro lado, os betacarotenos inibem o dano oxidativo causado pelos radicais livres e previvem sinais da idade como manchas e rugas.
7. Tem ação anticancerígena
Dada sua riqueza em substâncias antioxidantes, não é de se estranhar que ingerir o romã tenha efeitos positivos na prevenção e tratamento de vários tipos de cânceres.
Na verdade, foi demonstrado que o romã pode ser efetivo contra o câncer de mama, ao que parece pelo efeito antiproliferativo que tem graças ao seu ácido elágico.
Esta substância teria a capacidade de inibir uma enzima chamada aromatase, que converte os androgênios em estrogênios.
Neste processo a aromatase participa na carcinogênese da mama e, por isso, as propriedades anticancerígenas desta fruta são úteis.
Por outro lado, a Associação Estadunidense de Urologia sugere que o romã também é efetivo contra o câncer de próstata, devido aos seus compostos vegetais.
Fonte: Melhor com saúde