106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Seca, geada e granizo afetaram a produção de frutas na região. Mas, uma em especial resistiu a tudo isso. A pitaya. Foi exatamente esta característica que levou o produtor rural Sidinei Rodrigues da Costa, deixar a uva de lado e investir na nova cultura, em São Miguel do Iguaçu.
O produtor rural já era apaixonado pela beleza das flores e dos frutos e decidiu escolher um pequeno pedaço de sua serra, como gosta de chamar, para observar o desenvolvimento da pitaya.
A pitaya tem conquistado o gosto dos brasileiros por ser rica em vitaminas C, D, complexo B e minerais, além de ter uma beleza exótica. Originária do México e de países da América Central, está cada vez mais presentes nas propriedades do oeste paranaense. Boa fonte de renda e muito adaptável, não exige solo e relevo em perfeitas condições.
Sidinei iniciou o projeto com 1,900 plantas e pretende ampliar o pitayal para 3,500 pés. A expectativa é colher até mil quilos da fruta no primeiro ano. Porém, o produtor é cauteloso e pretende estudar a nova cultura para adquirir mais experiência e melhores resultados. Com dedicação e trabalho duro o produtor rural renova suas esperanças.
Fonte: Costa Oeste News