As duas mortes suspeitas de H1N1 em Quatro Pontes foram confirmadas na tarde desta quarta-feira (15) pela chefe da 20ª Regional de Saúde, Denise Liel.
Os exames que confirmaram as mortes por H1N1 foram realizadas no laboratório Lacen, em Curitiba.
Os integrantes da Secretaria de Saúde se reuniram nesta tarde na Prefeitura de Quatro Pontes para definir ações de conscientização.
Ainda de acordo com informações, a meta de vacinação contra a gripe na cidade foi atingida durante a campanha.
N??MEROS - O Paraná contabilizou até esta quarta-feira (14) 668 casos de gripe no Estado, 66 a mais do que no boletim divulgado na semana anterior. Dos casos confirmados, 93% (619) são referentes à contaminação pelo vírus H1N1, que já circula nas 22 Regionais de Saúde.
"Em São Paulo, por exemplo, já foram confirmados 2.236 casos de influenza desde o início do ano", compara a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide de Oliveira. O número de confirmações também é maior no Rio Grande do Sul, com 697 casos.
Os óbitos por gripe no Paraná passaram de 74 para 90 - 83 deles de H1N1. As outras sete mortes não foram subtipadas. "Mesmo com a população gaúcha sendo quase a mesma da paranaense, o número de óbitos no Rio Grande do Sul já chegou a 109", diz Cleide. No estado de São Paulo já ocorreram 441 óbitos por gripe.
Em todo o Brasil, de janeiro de 2016 até agora, já foram confirmados 5.410 casos e 978 mortes. "Esses números mostram que os cuidados devem ser intensificados. O alerta é maior na região Sul do País, que costuma registrar as menores temperaturas", finaliza a superintendente.
Fonte: Catve