Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

PCPR oferece serviço online de alteração de sobrenome para casados e divorciados no RG

O serviço é intuitivo e apontará alterações que precisarão ser feitas, caso os arquivos estejam fora do padrão.

PCPR oferece serviço online de alteração de sobrenome para casados e divorciados no RG

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferece serviço online de alteração de sobrenomes para casados e divorciados no registro geral (RG). O pedido pode ser feito através da 2ª via fácil pela página www.policiacivil.pr.gov.br, na aba “documentos”, ou diretamente no link

Desde o dia 11 de janeiro, com a ampliação da 2ª via fácil, homens e mulheres casados e divorciados podem fazer a solicitação de inserção ou retirada de sobrenomes pela internet. Na opção “atualização da assinatura, nome e outros dados” o cidadão que já tenha RG no Paraná poderá requisitar a segunda via do documento com o sobrenome atual. 

Para a alteração ser feita é necessário enviar a fotografia dos documentos pelo sistema para comprovação do status civil. Se a pessoa tiver casado, a certidão de casamento deverá ser anexada ao sistema. Já se o cidadão tiver separado, ele deverá anexar a certidão de casamento e a averbação de divórcio registrada em cartório. O sistema solicitará ainda a alteração da foto e a assinatura em ambos os casos, obrigatoriamente. 

Os documentos a serem anexados deverão estar no formato .pdf ou .jpeg com tamanho máximo de cinco megabytes. Já a fotografia deverá ser encaminhada em formato .jpeg e com tamanho máximo de cinco megabytes. O serviço é intuitivo e apontará alterações que precisarão ser feitas, caso os arquivos estejam fora do padrão.   

O endereço do cidadão será solicitado para registro no sistema. A informação não será incluída no documento impresso, que será retirado presencialmente pelo proprietário em uma das unidades do Instituto de Identificação do Paraná.

Fonte: PCPR