106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Estava em tramitação desde o ano de 2021 a instalação de uma nova Unidade de Pronto Atendimento - UPA no município de Diamante D’Oeste. O projeto vinha sendo dialogado entre os poderes Executivo e Legislativo, juntamente com a 20ª Regional de Saúde de Toledo.
Já na última quinta-feira (27), a Vigilância Sanitária da 20ª Regional de Saúde esteve no município diamantense e acabou por interditar o Hospital e Maternidade Menino Jesus que desde a década de noventa vinha prestando atendimento à saúde pública.
A interdição está ligada ao tipo de atendimento realizado na unidade, visto que para se manter como hospital é necessário ter um amplo corpo clínico, espaço com um centro cirúrgico adequado e bem estruturado. Devido ao baixo número de pacientes atendidos e o custo para mantê-lo, optou-se pela mudança no formato de atendimento.
Ao Costa Oeste News, o prefeito de Diamante D’Oeste, Guilherme Pivatto, explicou que a estrutura onde abrigava a unidade hospitalar deve receber uma nova Unidade de Pronto Atendimento Municipal – UPA, garantindo um melhor atendimento em saúde. O município está trabalhando para o mais breve solucionar o problema e retornar com as atividades no local.
Neste intermédio de tempo, a população que necessitar de atendimento médico deve procurar a Unidade Básica de Saúde do município. Pacientes que necessitarem de internamento serão encaminhados para o Hospital Beneficente Moacir Micheletto em Santa Helena.
O prefeito Guilherme Pivatto também lembrou da importância e a história do Hospital e Maternidade Menino Jesus, que após quase 30 anos encerra suas atividades. Confira a entrevista abaixo.
Fonte: Costa Oeste News