106,5 FM
Rádio Costa Oeste
No último episódio mostramos o trabalho de um grupo de mulheres que está resgatando a cafeicultura nos municípios de Jesuítas, Formosa do Oeste e Iracema do Oeste. E como estás mulheres com criatividade e resiliência estão conseguindo cultivar um dos melhores cafés do Paraná. Mas, a produção ainda é pequena, porém o sonho de crescer é grande.
O grupo é auxiliado pelo IDR-Paraná e logo foi estimulado a participar de concursos no estado, ganhando visibilidade e reconhecimento. As cafeicultoras também recebem apoio do governo municipal de Jesuítas.
Mas, para o café alcançar um padrão de qualidade é necessário antes superar três etapas. Primeiro, os grãos são pesados, para depois serem classificados, dentro de uma amostra de 300 trezentos gramas, por exemplo, são separados os grãos verdes, pretos, ardidos, brocados ou mal granados. Chegando assim até a última etapa.
As cafeicultoras estão ajudando a resistir o avanço de outras culturas e mantendo a tradição. A dedicação e o trabalho dessas mulheres resultam, a cada ano, em lotes de cafés especiais, regado de aroma, sabor e legado.
Fonte: COSTA OESTE NEWS