A equipe que compõe a força-tarefa do revezamento da Tocha Olímpica em Santa Terezinha de Itaipu promoveu nesta quinta-feira (16) uma simulação do revezamento na cidade. O município recebe o comboio da chama Olímpica no dia 30 de junho. O evento-teste teve como objetivo conhecer possíveis dificuldades que poderiam surgir no percurso, a fim de saná-las a tempo, explicou o diretor do DEMUTRAN (Departamento de Trânsito), Mauro de Sousa, responsável local pela segurança e o trânsito no dia do revezamento.
Para percorrer as ruas do revezamento, a simulação buscou formar um comboio de veículos semelhante ao comboio avançado e principal que acompanha a chama Olímpica. Entre ônibus, caminhões, vans, carros pequenos e motos, são 30 veículos, ocupando quase duas quadras de extensão. O percurso tem 2.440 metros, que devem ser percorridos num tempo máximo de 24 minutos. De acordo com Mauro de Sousa o comboio fez o trajeto no tempo determinado e sem grandes dificuldades.
A Tocha Olímpica vai percorrer cerca de 330 cidades brasileiras. No Paraná, serão 22 municípios a receber a chama, sendo Santa Terezinha de Itaipu um deles. A chama passa pelo município no dia 30 de junho, com chegada às 13h24. Escolhidas pelos patrocinadores oficiais do evento, 12 pessoas terão a oportunidade de conduzir a Tocha Olímpica.
Reunião preparatória
Na terça-feira (14) a equipe da força-tarefa também promoveu uma reunião preparatória para tratar sobre a passagem da chama Olímpica pelo município. O evento que aconteceu no CIAMI (Centro Integrado de Apoio a Melhor Idade) reuniu empresários, representantes de associações, de igrejas e a direção das escolas municipais, estaduais e particular.
O objetivo foi apresentar o percurso, horário de chegada do comboio que acompanha a Tocha Olímpica e as regras pré-determinadas pelo Comitê Olímpico. Também se discutiu a colaboração das empresas em liberar os funcionários para assistir ao evento, a participação das escolas e o horário em que será permito o estacionamento de veículos nas ruas que compõe o percurso. A prefeitura municipal lançará um material com todas essas informações para orientar a população.
Fonte: Assessoria de Imprensa