A partir da primeira quinzena de julho, o Ministério da Saúde vai passar a exigir a vacina de febre amarela para viajantes de origem ou destino para os países africanos Congo e Angola. A medida tem caráter temporário e é uma recomendação do Comitê de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS), devido aos surtos de febre amarela nesses dois países desde dezembro do ano passado.
Para comprovar a imunização, os viajantes precisam apresentar o Certificado Internacional de Vacinação. O coordenador-geral de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública, Wanderson Oliveira, explica o motivo da exigência.
"Nesta condição, excepcionalmente, em decorrência da epidemia de febre amarela urbana em Angola, é que estamos adotando (a medida), seguindo a recomendação da OMS e o que nós discutimos na Assembleia Mundial da Saúde recente. ?? uma medida muito mais para alerta e mobilização da sociedade".
A medida é também preventiva para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos que acontecem no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Manaus. Atualmente, o Brasil conta com três voos diretos para Angola. Os viajantes, delegações e atletas em trânsito por esses países devem ter o certificado com data de vacinação com, pelo menos, 10 dias anteriores à viagem. Para mais informações acesse www.saude.gov.br.
Fonte: Web Rádio Saúde