Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná bate recorde na captação de órgãos para transplantes

  • 17/06/2016
  • Foto(s): AEN
Paraná bate recorde na captação de órgãos para transplantes
Nas últimas 24 horas foram realizadas oito captações de órgãos para transplantes no Paraná. Até então, o recorde de captações no período de um dia era de seis doações, ocorrido em 2015. Este ano já foram contabilizadas 127 doações no Estado ??? número também recorde quando comparado aos primeiros cinco meses dos anos anteriores. 

De acordo com a coordenadora da Central Estadual de Transplantes (CET), Arlene Badoch, é a primeira vez na história da Central em que acontecem tantas captações em tão pouco tempo. ???Isso mostra que o esforço que temos feito para sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos e o trabalho voltado ao aperfeiçoamento de nossa estrutura está dando resultados???, comemora a coordenadora da CET, Arlene Badoch. 

No total, foram captados 16 rins, seis fígados e dois pâncreas. Sete rins foram transplantados em Curitiba, sendo dois transplantes conjugados com fígado e pâncreas. Um rim foi encaminhado para Pato Branco, um para Londrina e outros dois não apresentaram compatibilidade no Paraná e foram ofertados para o sistema nacional. Cinco deles ainda aguardam exames de compatibilidade. 

Todos os transplantes de fígado foram feitos na Capital do Estado. Um pâncreas foi transplantado em Curitiba e o outro ainda aguarda avaliação de compatibilidade. Também foram retiradas as córneas de quatro doadores, que serão enviadas a bancos de olhos, e duas captações de valvas cardíacas. 

As captações ocorreram entre quarta e quinta-feira (15 e 16) no Hospital do Rocio, em Campo Largo; Hospital ??nix, em Curitiba; Hospital Evangélico, também em Curitiba; Hospital Santa Rita, em Maringá; Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá; Hospital Bom Jesus, em Ponta Grossa; Hospital São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba; Hospital Metropolitano, em Sarandi, na região Norte do Estado. 

DOA????O ??? Para ser um doador não é necessário deixar nada por escrito, mas é fundamental comunicar à família esse desejo. Rins, parte do fígado e da medula óssea podem ser doados em vida. Mas, em geral, a doação ocorre após a morte e sempre com a autorização familiar. 

Arlene explica que o transplante é a única chance de continuar vivendo para muitos pacientes e por isso o assunto da doação deve ser discutido. ???Todas as pessoas são potenciais doadores de órgãos, mas como a doação só ocorre com a autorização dos familiares mais próximos é essencial que a vontade de doar os seja sempre comunicada em casa???, lembra a coordenadora.

Fonte: AEN

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557