106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Mudar a fotografia da carteira de identidade ficou mais simples e rápido, pelo serviço oferecido por meio da Polícia Civil do Paraná (PCPR) na internet. A atualização da imagem do Registro Geral (RG) é uma das funcionalidades da 2ª Via Fácil, ampliada no mês passado para oferecer mais comodidade ao cidadão.
O serviço está disponível para pessoas com o documento registrado no Paraná. Essa facilidade foi pensada para aqueles que estão com fotografia muito antiga no documento, e agora têm a oportunidade segura e rápida de atualizar o RG, sem precisar se deslocar a um dos postos do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR).
O acesso pode ser feito pelo site da Polícia Civil do Paraná, em serviços, opção Documentos e Solicitar a 2ª via da Carteira de Identidade, que traz detalhes, ou no quadro de Serviços, opção 2ª Via. O interessado deverá digitar o número do documento e alguns dados.
O sistema apresenta três opções ao usuário, entre elas Atualizar Foto. O cidadão têm disponível, também, os opções de reimprimir o documento sem alteração e atualizar dados (nome, filiação e data de nascimento) e foto. O valor da 2ª Via Fácil é R$ 42,41.
PADRÃO – Quem quiser usar a funcionalidade deve seguir as orientações disponíveis conforme avança no processo pela internet. Para que o sistema aceite a fotografia e envie o SMS de aprovação para o cidadão emitir a guia de pagamento é necessário cumprir algumas normas:
- No momento de fazer a fotografia posicione-se de forma afastada em frente a uma parede branca, sem detalhes
- Cabelos devem ser colocados para trás dos ombros e orelhas, de modo que todo o rosto apareça na imagem;
- O requerente deverá estar sem brincos (mesmo os pequenos) e sem acessórios como boné, colar, presilhas, lenços etc.
- O olhar deve estar fixo e na altura da lente, seja da câmera fotográfica ou do aparelho celular.
- A expressão facial recomendada no momento do clique é a neutra, ou seja, sem sorriso.
- A imagem deverá ser encaminhada em formado .jpeg e com tamanho máximo de cinco megabytes. O serviço apontará alterações que precisarão ser feitas, caso os arquivos estejam fora do padrão.
Fonte: AEN