106,5 FM
Rádio Costa Oeste
As secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer e de Saúde de São Miguel do Iguaçu estão desenvolvendo com o apoio do Ministério da Saúde, do Governo Federal, o projeto ‘Academia da Saúde’ nas academias ao ar livre instaladas no distrito da São Jorge e ao lado do Posto de Saúde Central.
Atualmente mais de 50 pessoas participam das atividades ali desenvolvidas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 07h45 às 08h45, com alongamento, caminhadas e exercícios com o apoio de aparelhos de ginástica.
A colaboradora do projeto na área central, Vera Altíssimo, conta que as atividades são abertas para todo público independentemente da idade, no entanto, há mais idosos participando. Segundo ela, o objetivo é buscar a qualidade de vida dos praticantes através da atividade física. “A cada semana vemos aumentar o número de participante do projeto”.
O projeto tem o acompanhamento da fisioterapeuta Laís Ferreira de Farias que orienta os exercícios dentro das limitações de cada um. Ela destaca que o trabalho incentiva o autocuidado. “Queremos que a população se conscientize de que ela é a principal responsável pelo seu cuidado em saúde”.
Os participantes recebem também orientação sobre hábitos saudáveis e alimentação correta. “São realizadas durante o projeto oficinas com nutricionistas, psicólogas e assistentes sociais e esse ano vamos ter orientações sobre educação financeira e saúde dentária”, conta Laís.
Para o Sr. Aldo Sergel, o simples fato de sair de casa e ir participar do projeto já faz bem. “Excelente esse trabalho e recomendo para quem quer qualidade de vida”.
O Sr. Dário Pedro Roman, 68 anos, foi um dos primeiros a participar do projeto após recomendação médica por ter problema de saúde e coração. Com orientação ele pratica várias atividades com resultados espetaculares. “Me sinto bem melhor. É outra vida”.
A Sra. Nedi Lúcia Machado, 53 anos, diz que participar dessas atividades faz bem para o corpo e a mente. “Tenho problemas de coluna e esse projeto, com acompanhamento de profissionais, auxilia muito no meu tratamento. Serve também para fazermos muitas amizades”.
Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu