106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O agricultor do oeste paranaense está lidando com mais uma frustração. A seca castigou as lavouras e o resultado é possível ser visto na safra de soja 2021/22. Onde se esperava colher até 160 sacas por alqueire, estão sendo colhidas apenas 18 sacas. Essa é a dura realidade de seu Jair Andriollo em Serranópolis do Iguaçu -PR, mas, ele não é o único. Infelizmente, é só mais um exemplo. Poucos agricultores conseguiram números melhores na região.
ASSISTA CLICANDO AQUI
Além do Paraná, a estiagem afetou regiões nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Porém o produtor rural que fez seguro é amparado pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária, o conhecido Proagro.
O Proagro permite recursos financeiros para quitar dívidas e crédito de custeio agrícola. Se não fosse o programa o agricultor teria sérios problemas para continuar na atividade.
Com a colheita em andamento, o valor em análise de indenizações do Proagro, já chega a mais de R$ 2,3 bilhões no Brasil todo, de acordo com levantamento do Ministério da Agricultura divulgado no final de janeiro. O agricultor nunca precisou tanto de apoio como agora.
Fonte: Costa Oeste News