106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O frigorífico São Miguel - LTDA (Friella) informa que mais uma etapa legal da construção do frigorífico de suínos da empresa em Santa Helena foi superada nesta semana. Trata-se da conclusão do estudo de impacto arqueológico da área que apontou a inexistência de evidências de populações antepassadas, o que irá agilizar o inicio da obra.
Na tarde ontem, 17, a empresa Intangível, de São Paulo, contratada pela Friella, esteve no local e realizou o levantamento da área bem como as perfurações do solo concluindo que no terreno não há indícios de sítios arqueológicos.
Adriana Jussara Shuster foi a arqueóloga responsável. Ela afirma que na região de Itaipu existem mais de 230 mapeamentos, mas no terreno em questão nada foi localizado.
Esta verificação deve ser realizada antes do início de qualquer obra de grande porte para que, no momento das escavações, não haja o comprometimento dos materiais arqueológicos em havendo esta possibilidade.
Este licenciamento é uma exigência da Instrução Normativa Nº 01/2015 do Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que concederá a anuência prévia para a continuidade do empreendimento. Após a emissão desta autorização, a terraplenagem será autorizada e tão logo iniciaremos as obras.
Fonte: Assessoria