Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Crime ambiental: moradora de Santa Helena denuncia descarte irregular de resíduos em riacho

As imagens foram enviadas a Polícia Ambiental, que irá averiguar a informação e tomar as medidas cabíveis.

Crime ambiental: moradora de Santa Helena denuncia descarte irregular de resíduos em riacho

Na manhã desta quarta-feira (23), a redação do Costa Oeste News recebeu denúncia de crime ambiental, em uma área de nascente, localizada na linha União, em Santa Helena.

No vídeo feito por uma moradora da localidade é possível visualizar que o riacho está totalmente sem água, com apenas dejetos de suínos que estão sendo despejados de forma irregular, caracterizando-se crime ambiental.

A denunciante ainda ressalta o forte odor ocasionado pelo dejeto: “o cheiro é muito forte, não vou conseguir mais trazer meus filhos para tomar banho na sanguinha”, pontua a moradora. O Costa Oeste News entrou em contato com o Meio Ambiente da prefeitura municipal de Santa Helena, mas no momento a responsável pela pasta não se encontrava, relatou a estagiária.

As imagens foram enviadas a Polícia Ambiental e IAT - Instituto Água e Terra, que irão averiguar a informação e tomar as medidas cabíveis.


Crime Ambiental

A conduta de causar poluição por meio de lançamento de resíduos e líquidos, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis e regulamentos, em níveis tais que possam resultar danos à saúde humana e provocar mortandade de animais está assim prevista na Lei 9.605/98:

Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: […]

2º Se o crime:

V – ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos:

Pena – reclusão, de um a cinco anos.

A potencialidade de causar danos é a elementar do tipo penal, que só é punível se a poluição for efetivamente perigosa ou danosa para a saúde humana, ou provoque a matança de animais ou a destruição significativa da flora.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post