106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Depois do fracasso na safra de soja 2021/22, a esperança está depositada no milho safrinha. Mas, para conseguir atingir boa produtividade o agricultor, Leonir Sgarbi, aguarda por chuva nos próximos dias, na Comunidade de Linha Dourado em Medianeira, no oeste paranaense. “Então agora o importante é vir a chuva, você vê que o milho já está comando a sentir a falta de água, se chover dentro de 10 a 15 dias a planta terá chance de se desenvolver bem”, disse produtor rural.
Os Sgarbi colheram recentemente a soja e o resultado não foi bom. Não superou 20 sacas por alqueire. Seu Leonir planta na região, há quase 40 anos e ainda não viu uma estiagem tão forte. “A estiagem mais forte que eu vi que não produzir soja, este é o primeiro ano que isso acontece, em 1986 teve uma seca forte, mas, produziu um pouco”, desabafa seu Leonir.
Inclusive está foi a primeira vez que os Sgarbi precisaram acionar o Proagro para a soja. Seguro feito todos os anos independentemente das condições enfatiza, Fabiano, filho de seu Leonir. “ Eu sempre faço Proagro, qualquer cultura que vou plantar eu faço o financiamento com a Cresol, se der qualquer problema temos uma garantia”, desaba o jovem agricultor.
Reflexo visto na região toda, conforme o gerente de negócios agro da agência Cresol de Medianeira, Gilmar Giehl. “Esse ano que passou a gente teve uma frustração de safra de praticamente de 100% do que foi financiado, mas, os produtores foram amparados pelo Proagro ou seguros particulares”, afirma gerente.
Infelizmente o fato não é exclusividade da região oeste paranaense. Nos três estados do Sul do país, quase 300 municípios estão em estado de emergência ou calamidade pública por conta da falta de chuva. A esperança agora no Paraná está no milho safrinha. O plantio ocorreu na época certa. Porém, o agricultor precisa de uma ajuda do céu, desabafa Fabiano.
O milho é extremante importante para economia do Brasil. O grão é utilizado de diversas formas, que vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia. Se tem milho tem mesa farta.
Fonte: Costa Oeste News