106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Professores da rede pública de ensino de São Miguel do Iguaçu participaram de um treinamento para execução do programa Cooperjovem, coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
O evento foi realizado na sede da Acismi, às 18h na noite de quinta (03). O programa é destinado aos alunos do 4°, 5° e 1° ao 3° ano, respectivamente.
O Cooperjovem proporciona aos educadores a vivência do trabalho coletivo e a identificação de práticas educacionais pautadas na cultura da cooperação, formando cidadãos mais solidários, participativos, autônomos e comprometidos com um futuro socialmente justo, democrático e sustentável. A integração escola-família e comunidade é incentivada e promove a construção coletiva de soluções às demandas educacionais. Neste cenário, as cooperativas são fundamentais ao estabelecerem a aproximação com a comunidade, acompanhando a aplicação do programa nas escolas e identificando novas necessidades.
Para o analista de comunicação, Sílvio de Oliveira, é por meio do programa que estudantes, educadores e comunidade são estimulados a vivenciar valores essenciais.
"É um programa que leva para dentro da sala de aula, a trabalhar de forma lúdica as questões de educação financeira, cooperativista, zelo ambiental e do empreendedorismo. De maneira que estamos trabalhando alicerces fundamentais para o bom desenvolvimento do ser humano, da capacidade de convivência social e de empreendedorismo".
Para a instrutora do Sescoop, Isabel Francelina, é gratificante fazer parte desse projeto que está presente em mais de 400 escolas de todo o país.
"Eu me sinto honrada, estou há quase 20 anos fazendo parte e a gente tem que acreditar que é um idealismo. Estamos todos os dias falando de valores, o lado bom da vida que a gente acredita, que é se unindo, se ajudando, nós vamos construir coisas melhores. Aqui falamos do respeito, da solidariedade, é uma coisa que tem que ser pessoal, acreditar na ideia, é uma missão de vida falar sobre isso".
Fonte: Costa Oeste