106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Delegacia em Foz do Iguaçu (PR) encerrou a Operação Carnaval 2022 nesta quarta-feira (2), a qual teve início no dia 25 de fevereiro.
Com a diminuição das restrições de circulação em função da pandemia, houve um aumento expressivo do fluxo de veículos, contudo, devido ao incremento na fiscalização da PRF, foi constatada a redução do número de acidentes (-22,2%) e de pessoas feridas (-37,5%).
Para efeitos comparativos, em 2021, a Operação ocorreu do dia 12 ao dia 17 de fevereiro.
2022
Acidentes: 7
Pessoas feridas: 5
Pessoas mortas: 1
2021
Acidentes: 9
Pessoas feridas: 8
Pessoas mortas: 1
Ranking de infrações
Foram confeccionados 706 autos de infração (AIs). Condutas mais recorrentes:
1°- Ultrapassagem proibida: 143 AIs
2°- Passageiro sem o uso do cinto de segurança: 32 AIs
3°- Alcoolemia e Criança sem o dispositivo de retenção: 12 AIs cada
A lustrar, para se entender a relevância da repressão a tais infrações, as ultrapassagens proibidas repercutem em graves colisões frontais, sendo que dirigir sob a influência de álcool potencializa comportamentos irregulares em série.
Deixar o passageiro de usar o cinto de segurança, bem como transportar criança sem o dispositivo de retenção otimizam a gravidade de acidentes, pois promovem impactos livres no interior dos veículos (“cockpits”), assim como possibilitam a ejeção de pessoas.
Combate ao crime
Durante a Operação, o efetivo policial da Delegacia da PRF em Foz do Iguaçu contou com o importante reforço de policiais da União formados na 3ª edição do recém-encerrado Curso de Operações Temáticas de Combate ao Crime (COTEM), os quais executaram a fase operativa.
E o resultado foi um festival de ocorrências, com a detenção de 29 pessoas pelos mais variados crimes.
Destaques
No sábado (26), em Medianeira (PR), foi realizada uma operação contra à exploração sexual de crianças e adolescentes. Dois homens foram presos.
Em Santa Terezinha de Itaipu (PR), no domingo (27), a PRF apreendeu 105 kg de tetracaína (medicamento anestésico utilizado na produção de cocaína) transportada em uma carreta paraguaia.
Na Ponte Internacional da Amizade, segunda-feira (28), foram apreendidos 68 telefones celulares, em ação integrada com a Receita Federal, localizados em um fundo falso de um veículo.
Na terça-feira (1°), em Santa Tereza do Oeste (PR), foi cumprido um mandado de prisão de um foragido da justiça, após a apresentação de documento falso, pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Também na terça, em Céu Azul (PR), foram confiscados 8kg de cabelo humano proveniente do Paraguai, flagrados em uma bagagem de um ônibus, sem o devido cumprimento dos trâmites legais (a saber, a importação deve ser realizada por pessoa jurídica cadastrada junto à vigilância sanitária e órgão alfandegário brasileiro).
Por fim, a PRF recuperou um veículo roubado, em Santa Terezinha de Itaipu (PR), em conjunto com agentes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), na quarta-feira (2).
Fonte: PRF