106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Já está em vigor a Lei 14.306, de 2022, que institui 21 de março como o Dia Nacional da Síndrome de Down. A norma estabelece ainda a promoção de eventos que valorizem as pessoas com a síndrome na sociedade.
O projeto que originou a lei é de autoria do ex-senador Lindbergh Farias sendo relatado pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR). O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a lei que instituiu o Dia Nacional da Síndrome de Down, na última sexta-feira (4), no Diário Oficial da União (DOU).
A diretora da Pestalozzi em São Miguel do Iguaçu, Cecília Monteiro, esclarece que a síndrome de Down não é uma doença, é uma alteração genética que acontece no cromossomo 21 por isso faz referência a data 21/03 (03 pares de cromossomos, no cromossomo21).
A alteração genética pode causar uma deficiência intelectual ou não, se trata de uma condição genética que o portador possui. Com a lei sancionada, a expectativa é de que o tema chame a atenção da sociedade.
Durante entrevista, Cecília mencionou que foi desafiador continuar com os trabalhos no período de pandemia, que a associação é mantida por uma ação conjunta e convida a comunidade para conhecer o espaço e contribuir para ser realizado a ampliação das salas de aulas.
Fonte: Costa Oeste News