Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Diretora da Pestalozzi de São Miguel celebra sanção da Lei que oficializa o Dia Nacional da Síndrome de Down

O projeto que originou a lei é de autoria do ex-senador Lindbergh Farias e foi relatado pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR).

  • 09/03/2022
  • Foto(s): Ana Cristina Adamante
  • Região
Diretora da Pestalozzi de São Miguel celebra sanção da Lei que oficializa o Dia Nacional da Síndrome de Down

Já está em vigor a Lei 14.306, de 2022, que institui 21 de março como o Dia Nacional da Síndrome de Down. A norma estabelece ainda a promoção de eventos que valorizem as pessoas com a síndrome na sociedade.

O projeto que originou a lei é de autoria do ex-senador Lindbergh Farias sendo relatado pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR). O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a lei que instituiu o Dia Nacional da Síndrome de Down, na última sexta-feira (4), no Diário Oficial da União (DOU).


A diretora da Pestalozzi em São Miguel do Iguaçu, Cecília Monteiro, esclarece que a síndrome de Down não é uma doença, é uma alteração genética que acontece no cromossomo 21 por isso faz referência a data 21/03 (03 pares de cromossomos, no cromossomo21).

A alteração genética pode causar uma deficiência intelectual ou não, se trata de uma condição genética que o portador possui. Com a lei sancionada, a expectativa é de que o tema chame a atenção da sociedade.

Durante entrevista, Cecília mencionou que foi desafiador continuar com os trabalhos no período de pandemia, que a associação é mantida por uma ação conjunta e convida a comunidade para conhecer o espaço e contribuir para ser realizado a ampliação das salas de aulas.


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post