106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Vigilância em Saúde de Santa Helena divulgou na manhã desta quarta-feira (09), o novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa, boletim que informa como está o índice larval da dengue no município.
O informe apontou índice de 8.1%, quando o preconizado pela Regional de Saúde é de apenas um 1%. Como este resultado, o município acende um alerta, pois está próximo de entrar em estado de epidemia da doença.
Felipe Menin, diretor de Vigilância em Saúde, destaca que a administração municipal notificou todos os secretários para colocar a casa em ordem, sendo os espaços públicos todos vistoriados e agora é a vez da comunidade auxiliando na eliminação de todo e qualquer tipo de objeto que possa acumular água parada.
Rosangela Disarz, responsável pela Vigilância Epidemiológica, ressalta que Santa Helena já registra três casos de dengue, sendo dois autóctones e um caso importado. O que chama a atenção é o número de casos aguardando exames, como explica.
Marcio Debastiani, coordenador municipal da Defesa Civil, ressalta que os agentes civis estão auxiliando no combate ao mosquito da dengue e destaca a importância da colaboração da comunidade.
Arrastão
Na manhã desta quarta-feira (09), agentes de endemias, Defesa Civil e demais setores do município uniram forças em um arrastão de combate a dengue. O trabalho foi intensificado no Conjunto Habitacional Parque Verde e no bairro Vila Rica, locais onde há o maior registro de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Foram encontrados pelos servidores vários objetos com larvas, os mais comuns em vasilhas para bebedouro de animais, garrafas pets, copos e tampinhas, entre outros que acumulam água parada. Os imóveis estão sendo notificados pelos agentes.
Fonte: Costa Oeste News