Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Caminhoneiros aguardam até 72 horas para serem liberados no Porto de Santa Helena

Exportadoras e caminhoneiros sofrem com a paralisação nas aduanas e portos.

  • 09/03/2022
  • Foto(s): Rodrigo Cardoso
  • Região
Caminhoneiros aguardam até 72 horas para serem liberados no Porto de Santa Helena

A situação não é de agora, mas piorou nos últimos dias devido a uma mobilização dos agentes da Receita Federal que exigem a reestruturação de carreira. Enquanto os servidores federais desaceleram as atividades, exportadoras e caminhoneiros sofrem com a paralisação nas aduanas e portos.

Em Santa Helena, por exemplo, os caminhões são liberados apenas 72 horas após a chegada na aduana o que gera atraso no transporte de grãos, prejuízo financeiro aos caminhoneiros, pois com o tempo perdido poderiam estar realizando outros fretes, além da superlotação no Porto Internacional e indignação.

Em Foz do Iguaçu, até terça-feira (08), mais de 2.500 caminhões aguardavam para atravessar a fronteira Brasil/Paraguai, devido a operação da Receita Federal.

Informações repassadas ao Costa Oeste News, dão conta de que a travessia via Lago de Itaipu está fraca para as transportadoras e muitos caminhoneiros seguiram ao Mato Grosso para auxiliar na safra da soja. Atualmente o porto possui uma média de 100 caminhões ao dia, número relativamente grande se relacionado ao espaço aduaneiro.

Ainda segundo informações extraoficiais repassadas ao jornalismo do Costa Oeste News, a mobilização dos agentes da Receita Federal e seus auditores deve seguir até o final do mês de abril, o que deve agravar ainda mais o despacho de caminhões, tudo o que o caminhoneiro não quer.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post