Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Projeto 'Minha Comunidade: Eu amo eu Cuido' promove cidadania e responsabilidade para crianças e jovens de Itaipulândia

Com o objetivo de sensibilizar as crianças e adolescentes sobre a importância da conservação daquilo que é de todos, o projeto conta com as fases teórica e prática.

  • 14/03/2022
  • Foto(s): Assessoria Itaipulândia
  • Região
Projeto

Proteger e respeitar o patrimônio público: é o que estão aprendendo as crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de São José do Itavó. O projeto “Minha Comunidade: Eu amo eu Cuido” desenvolvido Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) promove cidadania e responsabilidade para crianças e jovens da localidade.

Com o objetivo de sensibilizar as crianças e adolescentes sobre a importância da conservação daquilo que é de todos, o projeto conta com as fases teórica e prática. Na primeira, as elas aprendem o significado de bem público e, na segunda, os pequenos escolhem um local para ser revitalizado. Desta vez, foi a pracinha da comunidade. Depois, é mão na massa: acompanhados dos orientadores sociais, a criançada trabalhou na limpeza, pintura e plantio de flores, deixando o lugar mais bonito. 

Jaqueline Royer, secretária de Assistência Social, explica: “trazer à discussão a falta de cuidado com o bem público é uma forma de conscientizar e produzir mudanças de comportamento, emancipando os pequenos como agentes da transformação da realidade social”.

DESTRUIR É CRIME

Destruir ou depredar o patrimônio público é crime. A Lei nº 2.848/40 do Código Penal aponta detenção de um a seis meses, ou multa. Aos adolescentes, cabe também o Art. 116 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Nº 8.069/90), que trata das medidas que podem ser tomadas, caso haja cometido uma infração contra o patrimônio.

Fonte: Assessoria Itaipulândia