Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vereadores discutem o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em São Miguel do Iguaçu

A indicação é uma iniciativa dos Vereadores: Lafaite Ganda Meira (PSDB) e Wando da Garagem (PSDB).

  • 14/03/2022
  • Foto(s): Câmara Municipal
  • Região
Vereadores discutem o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em São Miguel do Iguaçu

A câmara de vereadores de São Miguel do Iguaçu encaminhou nesta segunda-feira (14), uma indicação (17/2021) para o poder executivo que propõe o fim da obrigatoriedade do uso de máscara. A indicação é uma iniciativa dos vereadores: Lafaite Ganda Meira (PSDB) e Wando da Garagem (PSDB). O Vereador Lafaite defende que após a imunização da população, é justificável que seja suspensa a utilização da máscara facial.

“Primeiramente eu fico feliz em saber que após dois anos, a gente batalhando com essa doença que ceifou tantas vidas, hoje eu vejo que está chegando o momento de liberarmos a utilização em eventos, os nossos casos de covid baixaram muito em São Miguel do Iguaçu”.


Vale lembrar que o Governo do Estado já havia encaminhado na última quarta-feira (9), um projeto de lei para a Assembleia Legislativa que propõe deixar como prerrogativa exclusiva do Poder Executivo os critérios sobre a utilização do uso de máscara facial durante a pandemia. O texto também revoga a lei que impõe o uso obrigatório da máscara no Paraná (Lei n° 20.189, de 28 de abril de 2020).

Com a alteração, as medidas de controle epidemiológico passam a ser da Secretaria de Estado da Saúde. A proposta agora será encaminhada internamente pelos deputados estaduais e depois será sancionada. Somente após esse trâmite a Sesa definirá os detalhes sobre o uso da máscara. A ideia, num primeiro momento, é permitir a circulação de pessoas em espaços externos sem o equipamento de proteção individual.

A iniciativa conta com a aprovação do comitê científico da Secretaria de Estado da Saúde e toma por base a melhora de diferentes indicadores da pandemia, como o avanço da vacinação (mais de 75% da população está com a cobertura vacinal completa) e a diminuição do número de mortes e dos casos mais graves da doença. A média móvel de casos caiu 62% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 47% no mesmo período.


Autor do post