106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A câmara de vereadores de São Miguel do Iguaçu encaminhou nesta segunda-feira (14), uma indicação (17/2021) para o poder executivo que propõe o fim da obrigatoriedade do uso de máscara. A indicação é uma iniciativa dos vereadores: Lafaite Ganda Meira (PSDB) e Wando da Garagem (PSDB). O Vereador Lafaite defende que após a imunização da população, é justificável que seja suspensa a utilização da máscara facial.
“Primeiramente eu fico feliz em saber que após dois anos, a gente batalhando com essa doença que ceifou tantas vidas, hoje eu vejo que está chegando o momento de liberarmos a utilização em eventos, os nossos casos de covid baixaram muito em São Miguel do Iguaçu”.
Vale lembrar que o Governo do Estado já havia encaminhado na última quarta-feira (9), um projeto de lei para a Assembleia Legislativa que propõe deixar como prerrogativa exclusiva do Poder Executivo os critérios sobre a utilização do uso de máscara facial durante a pandemia. O texto também revoga a lei que impõe o uso obrigatório da máscara no Paraná (Lei n° 20.189, de 28 de abril de 2020).
Com a alteração, as medidas de controle epidemiológico passam a ser da Secretaria de Estado da Saúde. A proposta agora será encaminhada internamente pelos deputados estaduais e depois será sancionada. Somente após esse trâmite a Sesa definirá os detalhes sobre o uso da máscara. A ideia, num primeiro momento, é permitir a circulação de pessoas em espaços externos sem o equipamento de proteção individual.
A iniciativa conta com a aprovação do comitê científico da Secretaria de Estado da Saúde e toma por base a melhora de diferentes indicadores da pandemia, como o avanço da vacinação (mais de 75% da população está com a cobertura vacinal completa) e a diminuição do número de mortes e dos casos mais graves da doença. A média móvel de casos caiu 62% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 47% no mesmo período.