106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O atual cenário do município de Santa Helena relacionado a Dengue é preocupante. Os números aumentam a cada dia e, até esta terça-feira (15), são 15 casos de pacientes acometidos pela doença. Esse número só não é maior pois existe a dificuldade do Lacen em colher exames e repassar os resultados aos municípios.
Nesta terça-feira (15), o diretor de Vigilância em Saúde de Santa Helena, Felipe Menin, foi o entrevista do Jornal Costa Oeste News, pela Rádio Costa Oeste 93,3 FM. Menin ressaltou o pedido para que a comunidade contribua com a ações de combate a dengue. O diretor destacou que os pontos com maior incidência de casos da doença estão no bairro Vila Rica e no Conjunto Habitacional Parque Verde.
Já nos distritos a situação parece estar controlada, mas o distrito de Vila Celeste possui o maior índice de infestação do Aedes aegypti. O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa, boletim apresentado na última semana, apontou índice larval de 8.1% em Santa Helena, resultado preocupante pois o preconizado pelo Ministério da Saúde é apenas 1%.
Com o número alto, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e Setor de Endemias, trabalha em horários alternados utilizando do atomizador costal para fazer o bloqueio em pontos onde há o registro de novos casos da doença. Atualmente Santa Helena possui um paciente internado em Leito de UTI por complicações da Dengue. Trata-se de um morador do Conjunto Habitacional Parque Verde.
Para que o município não declare estado de epidemia de dengue, é importante a união de todos separando de cinco a dez minutos do dia para verificar seus quintais e eliminar todo e qualquer tipo de material que possa acumular água parada. Assista a entrevista com Felipe Menin.
Fonte: Costa Oeste News