Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Santa Helena conta com um paciente internado em UTI por complicações de Dengue

Os números aumentam a cada dia e, até esta terça-feira (15), são 15 casos de pacientes acometidos pela doença.

  • 15/03/2022
  • Foto(s): Rodrigo Cardoso
  • Região
Santa Helena conta com um paciente internado em UTI por complicações de Dengue

O atual cenário do município de Santa Helena relacionado a Dengue é preocupante. Os números aumentam a cada dia e, até esta terça-feira (15), são 15 casos de pacientes acometidos pela doença. Esse número só não é maior pois existe a dificuldade do Lacen em colher exames e repassar os resultados aos municípios.

Nesta terça-feira (15), o diretor de Vigilância em Saúde de Santa Helena, Felipe Menin, foi o entrevista do Jornal Costa Oeste News, pela Rádio Costa Oeste 93,3 FM. Menin ressaltou o pedido para que a comunidade contribua com a ações de combate a dengue. O diretor destacou que os pontos com maior incidência de casos da doença estão no bairro Vila Rica e no Conjunto Habitacional Parque Verde.

Já nos distritos a situação parece estar controlada, mas o distrito de Vila Celeste possui o maior índice de infestação do Aedes aegypti. O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa, boletim apresentado na última semana, apontou índice larval de 8.1% em Santa Helena, resultado preocupante pois o preconizado pelo Ministério da Saúde é apenas 1%.

Com o número alto, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e Setor de Endemias, trabalha em horários alternados utilizando do atomizador costal para fazer o bloqueio em pontos onde há o registro de novos casos da doença. Atualmente Santa Helena possui um paciente internado em Leito de UTI por complicações da Dengue. Trata-se de um morador do Conjunto Habitacional Parque Verde.

Para que o município não declare estado de epidemia de dengue, é importante a união de todos separando de cinco a dez minutos do dia para verificar seus quintais e eliminar todo e qualquer tipo de material que possa acumular água parada. Assista a entrevista com Felipe Menin.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post