106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na quarta-feira (17), as conselheiras Maíra Soalheiro Grade e Arielly Pedron, integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Santa Helena, participaram do Jornal Costa Oeste News, pela rádio Costa Oeste 93,3 FM, para trazer informações relacionadas ao mês da mulher.
Entre os assuntos abordados, foram apresentados números referentes a medidas protetivas e os números são altos. No ano de 2021 foram registradas 111 medidas protetivas e, em 2022, em menos de três meses, houve o registro de 30 medidas protetivas.
Segundo Maíra Soalheiro, os números contabilizados nesses primeiros três meses é bem maior, do que o registrado no mesmo período do ano passado. A maioria das ações penais registradas em Santa Helena refere-se a Lei Maria da Penha. São cinco formas de violência: física, violência psicológica, violência sexual (não se limita apenas ao estupro), violência patrimonial e violência moral.
A conselheira Arielly Pedron destaca que as medidas protetivas são ordens judiciais com objetivo de proteger a mulher em situações de risco e pode ser solicitada junto a Delegacia de Polícia Civil. Se a mulher estiver se sentindo insegura para pedir a medida, pode se deslocar ao CRAS para receber acompanhamento.
A medida protetiva de urgência é cautelar e não necessita do agressor ser ouvido, pois o pedido será analisado pelo juiz. Ouça na integra a entrevista com Maíra Soalheiro Grade e Arielly Pedron.
Fonte: Costa Oeste News