Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Administração Municipal de Santa Helena emite Nota de Pesar pelo falecimento de pioneiro

Mario Moro recebeu o título de Pioneiro da Agropecuária Paranaense.

  • 17/03/2022
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Administração Municipal de Santa Helena emite Nota de Pesar pelo falecimento de pioneiro

A Administração Municipal de Santa Helena lamenta o falecimento de Mario Noro, pioneiro e um dos primeiros desbravadores do nosso Município. 

Mario Noro nasceu em 21 de outubro de 1926 em Farroupilha no Rio Grande do Sul. Filho de Antônio Noro e Catarina Gasperin Noro.

Veio ainda criança para o Paraná, com três anos de idade, juntamente com seu pai, mãe e mais dois irmãos, Setembrino e Exwirges, de trem do Rio Grande do Sul até Pousadas na Argentina e  de Pousadas, veio de barco à vapor pelo Rio Paraná até o Porto de Santa Helena,  chegando em maio de 1930, e com muita dificuldade, abrindo picadas no meio da mata, se instalou onde hoje é Santa Helena Velha.

Mário casou-se com Alberta Teresa Taffarel em 21 de setembro de 1958. Nos anos 50, exerceu papel de médico sem diploma, aplicando injeções para picada de cobras e também atendendo mulheres pós-parto com hemorragia e tantos outros males. Foi juiz de paz, delegado especial,  comerciante e agricultor, sendo um dos pioneiros do plantio direto na região. 

Recebeu do ex governador do Paraná Orlando Pessutti, o “título de pioneiro da agropecuária Paranaense” em setembro de 2004. Foi um dos primeiros associados da Lar e Sicredi. Participou ativamente na comunidade doando áreas de terra para construção da igreja e mais tarde, campo e clube de futebol do Palmeiras.

Mário Noro deixa seis filhos, 11 netos e quatro bisnetos.

Fonte: Assessoria

Autor do post