106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Administração Municipal de Santa Helena lamenta o falecimento de Mario Noro, pioneiro e um dos primeiros desbravadores do nosso Município.
Mario Noro nasceu em 21 de outubro de 1926 em Farroupilha no Rio Grande do Sul. Filho de Antônio Noro e Catarina Gasperin Noro.
Veio ainda criança para o Paraná, com três anos de idade, juntamente com seu pai, mãe e mais dois irmãos, Setembrino e Exwirges, de trem do Rio Grande do Sul até Pousadas na Argentina e de Pousadas, veio de barco à vapor pelo Rio Paraná até o Porto de Santa Helena, chegando em maio de 1930, e com muita dificuldade, abrindo picadas no meio da mata, se instalou onde hoje é Santa Helena Velha.
Mário casou-se com Alberta Teresa Taffarel em 21 de setembro de 1958. Nos anos 50, exerceu papel de médico sem diploma, aplicando injeções para picada de cobras e também atendendo mulheres pós-parto com hemorragia e tantos outros males. Foi juiz de paz, delegado especial, comerciante e agricultor, sendo um dos pioneiros do plantio direto na região.
Recebeu do ex governador do Paraná Orlando Pessutti, o “título de pioneiro da agropecuária Paranaense” em setembro de 2004. Foi um dos primeiros associados da Lar e Sicredi. Participou ativamente na comunidade doando áreas de terra para construção da igreja e mais tarde, campo e clube de futebol do Palmeiras.
Mário Noro deixa seis filhos, 11 netos e quatro bisnetos.
Fonte: Assessoria