106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Polícia Militar do Paraná lançou a 6ª edição "Operação Pronta Resposta", no Quartel do Comando-Geral na última quarta-feira (16). Com duração de 14 a 27 de março, a operação está sob o comando do BPChoque e envolve 80 policiais distribuídos em 20 (vinte) equipes ROTAM provenientes, em grande parte, do interior do Estado, e que atuarão por cerca de 10 (dez) dias em áreas do 3º e 5º CRPMs. Serão utilizadas como cidades/polo os municípios de Francisco Beltrão, Medianeira, Umuarama e Toledo.
Após o lançamento, as equipes deslocaram para as áreas designadas de modo a atingir o maior espaço geográfico possível, por meio de patrulhamentos, recobrimento da malha entre outras ações. O intuito é otimizar o emprego operacional e o tempo de resposta da PMPR em áreas urbanas e rurais, intensificando o policiamento ostensivo em locais de maior circulação de pessoas e em locais de maior incidência criminal. Nas rodovias estaduais a atuação ocorrerá por meio de bloqueios em apoio ao BPRv.
As equipes envolvidas na operação devem atuar de forma coordenada em ocorrências críticas dinâmicas em que são utilizados modus operandi “novo cangaço” ou em locais onde seja necessário o emprego de tropa em “força”, precedendo o emprego de tropas de Choque (controle de multidões e patrulhamento de alto risco), para que seja restabelecida a ordem pública, a sensação de segurança, minimizando ou eliminando problemas de segurança pública e dando respostas rápidas aos anseios da população. Também prestarão apoio para as demais viaturas da região em que estiverem atuando reforçando o policiamento, combatendo o crime organizado, contrabando e outros ilícitos.
Para o Comandante-Geral, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, “a principal importância desta operação é prestar o apoio necessário através da comunicação entre a ROTAM e os policiais das regiões mais longínquas”, declarou.
Estiveram presentes o chefe do Estado-Maior, Coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse, o Comandante e o Subcomandante do Batalhão de Polícia de Choque, Major Paulo Renato Aparecido Siloto e Major Fábio Bonifácio Ferreira.
Fonte: PMPR