Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu e ASR iniciam o projeto 'Dengue, na minha casa você não tem vez!'

O projeto tem apoio das Cooperativas Sicredi, Cresol e Sicoob.

  • 21/03/2022
  • Foto(s): Assessoria São Miguel do Iguaçu
  • Região
São Miguel do Iguaçu e ASR iniciam o projeto

Na semana em que o município registrou um aumento significativo nos casos confirmados de dengue e alto índice de infestação do mosquito transmissor, o Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu e a Associação das Senhoras de Rotarianos (ASR) iniciaram na sexta-feira, 18, na sala de reuniões da Câmara de Vereadores, o projeto “Dengue, na minha casa você não tem vez!”.

O projeto vai trabalhar com alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais, totalizando 364 crianças e suas famílias. As associadas da ASR irão visitar as escolas apresentando o projeto para as crianças e, neste momento, será entregue o adesivo “Você já olhou o seu quintal hoje?” e o panfleto referente ao combate à Dengue. 

Em um segundo momento, os Agentes de Endemias irão ministrar palestras em todas as escolas para orientar as crianças da forma correta a combater o mosquito.

As crianças participantes do projeto que atenderem o regulamento irão concorrer a prêmios, sendo 06 tablets e um passeio ao Parque das Aves, em Foz do Iguaçu.

A presidente da ASR, Regina Malmann, disse que a entidade sentiu a necessidade de conscientizar toda a comunidade, envolvendo os alunos das escolas do município a participar do projeto. “Os órgãos públicos estão fazendo a sua parte, enviando Agentes de Saúde para visitas, mesmo assim estamos com alto índice de proliferação do mosquito. Chegou a hora de vencermos este pequeno mosquito, pois sabemos que 90% da criação do Aedes Aegypti vêm do lixo doméstico, da falta de cuidado em nossas próprias casas, e não podemos esquecer que este pequeno e inofensivo mosquito pode levar à morte das pessoas que amamos e conhecemos”.

A coordenadora de Endemias, Dejane Dondossola, informou que o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) realizado esse mês aponta que o Índice de Infestação Predial (IIP) está em 8,4%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%. “Isso significa que a cada 100 casas vistoriadas em mais de 8 foram encontradas larvas do mosquito. É um alto risco para epidemia”. 

Até o momento foram confirmados 10 casos de dengue no período epidemiológico que começou em agosto de 2021.

O projeto tem apoio das Cooperativas Sicredi, Cresol e Sicoob.

Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu