O que era para ser um período de isolamento e punição acabou virando quase que uma colônia de férias para alguns detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista, no Roraima. ?? que graças às redes sociais e as deficiências do sistema penitenciário, alguns presos conseguem manter uma vida bastante ativa no mundo virtual, sem perder contato com esposas e familiares. Eles fazem selfie, escrevem desabafos e declarações de amor. E tudo de trás das grades.
De acordo com policiais que atuam na unidade, o uso de smartphones por detentos é comum. Eles usam nomes fotos para despistar o monitoramento de segurança e postam, inclusive, fotos em que aparecem dentro do presídio.
Num dos casos já descobertos, Herik Douglas Alencar, condenado por roubo, utilizava nas redes sociais o nome de "Marcelo Silva". Seu perfil, contudo, foi descoberto após uma declaração de sua namorada. O detento não só responde a mulher, como ainda pede um número de telefone para entrar em contato com ela. Não bastasse, numa das fotos compartilhadas ainda aparece dentro de uma piscina improvisada na prisão.
Outro que marca presença diariamente nas redes sociais é Max Robert Matos, o "Dentinho", que responde por tráfico e associação criminosa. No Facebook, seu perfil é 'Maxzynhoh Dentynhoh'e até o dia 13/06 as atualizações eram constantes. Além disso, tem dois perfis falsos, sendo que num deles mudou o estado civil, recebendo muitas felicitações dos amigos.
Fonte: Bem Paraná