106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na região oeste do Paraná muitas lavouras estão com o milho safrinha (2022) adiantado em comparação ao ano passado (2021). E até as chuvas que eram irregulares voltaram a trazer esperança. Depois do fracasso nas últimas colheitas, por conta da seca e geadas, as boas precipitações estavam enchendo os agricultores de expectativas, mas, nem todo mundo está comemorando. Com a chuva também veio o granizo. A comunidade de Santa Rita, no interior de São Miguel do Iguaçu, foi uma das mais atingidas.
Segundo a defesa civil e o corpo de bombeiros o granizo atingiu 1,200 alqueires de lavouras. Apesar da frustração, as pedras de gelo não destruíram toda área plantada. Em outro setor da propriedade os estragos foram reduzidos.
Segundo o agricultor Gustavo Maggi, o temporal comprometeu 20% da lavoura, mas mesmo assim ele não vai desistir de recuperar as plantas danificadas. Outro desafio para o produtor é lidar com os custos de produção. A escalada de preços dos insumos fez fertilizantes e defensivos acumular altas como nunca visto antes.
Porém, com o preço do milho superando R$ 80 reais a saca e as chuvas voltando a regularidade, mesmo com alguns tropeços, a safra 2022 promete ser muito boa. E o melhor de tudo o agro não vai parar.
Fonte: Costa Oeste News