Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Festival de Turismo das Cataratas espanta a crise e tem sua melhor edição

  • 20/06/2016
  • Foto(s): Nilton Rolin/Itaipu Binacional
Festival de Turismo das Cataratas espanta a crise e tem sua melhor edição
A 11ª edição do Festival Internacional de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu, foi um sucesso e superou todos os recordes de participantes, com maior público, número de estandes e expositores. ???Foi uma demonstração inequívoca da força do Destino Iguaçu para superação da crise pela qual passa a economia brasileira???, avaliou Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu e vice-presidente do Fundo Iguaçu. A Itaipu é patrocinadora máster do evento.

O festival, que termina logo mais, às 22h desta sexta-feira (17), reuniu mais de 7 mil pessoas no Rafain Palace Hotel & Convention Center, onde ocorre desde quarta-feira (15). Até então, o maior movimento havia sido registrado em 2015, quando o festival recebeu 6.295 pessoas.

O crescimento é expresso também pelo número de estandes ??? 207, 18% a mais que no ano passado. Criado há dez anos, o festival chegou a 3.200 participantes em 2009. Em 2010, eram 264 expositores, diante de 1.110 expositores neste ano.

Para o superintendente da Itaipu, os resultados desta edição são mais uma prova do potencial da região como destino de lazer, eventos, ecoaventura e compras, a partir de uma boa gestão integrada de turismo. ???Demos uma resposta contundente aos pessimistas de plantão que acreditam que o Brasil e o mundo estão em crise. Somos um exemplo de superação e mostramos aos participantes que aqui no Destino Iguaçu é proibido falar em crise???, completou Piolla.

Em 2017, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o ???Ano do Turismo Sustentável???, o Festival Internacional de Turismo das Cataratas será entre os dias 21 e 23 de junho.

Superação

Nesta edição, eram esperadas 6 mil pessoas, mas a projeção mudou logo no primeiro dia. ???Na quarta-feira (15), alguns expositores ficaram sem material, de tanta gente atendida???, disse Paulo Angeli, coordenador geral do festival. O público diverso foi formado por gente de todo o Brasil e exterior, entre eles mais de mil estudantes. Ao todo, foram mais de 50 caravanas, vindas de 60 cidades do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.

A presença do presidente da Embratur, José Antônio Parente, durante toda a programação, mostra o peso do evento. Parente se comprometeu a dar "grande divulgação" ao Destino Iguaçu durante a Olimpíada e Paraolimpíada Rio 2016, por meio de parceria com a Itaipu. "O case Iguaçu é um sucesso. Quiséramos nós que todo o Brasil fosse como o Destino Iguaçu", afirmou o presidente. No período dos jogos, Foz terá um espaço especial na Casa Brasil, a vitrine brasileira da Embratur para o turismo do País. A Casa Brasil deve receber 100 mil pessoas por dia.

Segundo Gilmar Piolla, o presidente da Embratur não foi o único a registrar uma boa impressão do evento e do Destino Iguaçu. ???O público saiu impressionando com a mensagem positiva que passamos???. E completou: ???mostramos aos convidados, parceiros e ao público do Festival de Turismo que estamos preparados para crescer, mesmo nas adversidades. Somos um destino turístico único, diferenciado???.

Nascido para promover o Destino Iguaçu, o festival ganhou nova dimensão, servindo como uma vitrine para o turismo do próprio Brasil. ???A atração de estrangeiros, como os de origem uruguaia, argentina e paraguaia, despertaram o interesse da Embratur, que olhou com carinho para o festival???, afirmou Paulo Angeli.

Durante o fim de semana, a organização fará o balanço financeiro das rodadas de negócios e volume de investimentos gerados nestes três dias. ???Sabemos que os expositores estão muito satisfeitos???, concluiu Angeli.

Mais diversificado

Cada vez mais plural, o Festival abriu as portas para a comunidade conhecer a Feira de Turismo e Negócios nesta sexta-feira (17). Desde as 18h, a entrada foi liberada para quem não estava cadastrado nas atividades.

De quarta a sexta-feira, foram mais de 30 atividades paralelas. Entre elas, o 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & Spa, em conjunto com o VI Thermal Meeting OMTh/ALATh Latin America 2016.

A diversidade de atrações ajuda a impulsionar o evento, com várias frentes, desde a formação de profissionais no fórum técnico-científico. O 10º Fórum Internacional de Turismo Iguassu teve 199 trabalhos aprovados. Focado na discussão sobre megaeventos, a iniciativa reuniu pesquisadores de todo o Brasil no Rafain e também no campus da Unioeste, em Foz. ???Tivemos aqui representantes de cursos de todas as faculdades de turismo e de hotelaria do País???, afirmou Angeli.

A programação teve, ainda, o Hackatour Cataratas, Salão de Turismo de Compras, Salão de Vinhos Argentinos, Salão Adventure Cataratas, Salão E-Marketing Cataratas, Expo Hotel Cataratas, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Salão Mice Cataratas e uma Mostra Regional de Produtos Sustentáveis.

Mas a preocupação com a sustentabilidade não ocorre apenas no incentivo ao produtor, que ganha espaço na feira. Há cinco edições, o Festival de Turismo Cataratas promove compensação de carbono, com plantio de mudas para equilíbrio do impacto ambiental. Serão plantadas entre 700 e 800 mudas no Corredor da Biodiversidade Santa Maria, que liga o Parque Nacional do Iguaçu à faixa de reserva florestal da Itaipu Binacional.

O Festival Internacional de Turismo das Cataratas tem o apoio da Fecomércio, Sebrae, Ministério do Turismo, governo do Estado e Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Fonte: Imprensa Itaipu

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557