Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná sedia a primeira reunião integrada da Abase Sul/Sudeste

  • 20/06/2016
  • Foto(s): Assessoria de Imprensa
Paraná sedia a primeira reunião integrada da Abase Sul/Sudeste
O Sebrae/PR foi anfitrião nesta sexta-feira, dia 17 de junho, de um encontro pioneiro para integração, alinhamento e discussões de desenvolvimento da instituição. A primeira reunião integrada da Abase ??? Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais, contou com a presença de representantes das regiões Sul e Sudeste do País. Participaram do encontro, realizado em Foz do Iguaçu, cerca de 25 pessoas, entre diretores e técnicos dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e do Sebrae Nacional. 
 
Na pauta, estavam temas como políticas de atendimento e relacionamento com o cliente, gestão do conhecimento, portfólio do Sebrae, orientações estratégicas, dentre outros. Entretanto, o consenso entre os debates foi a necessidade de mudança na atuação estratégica da instituição, para que consiga atender às atuais necessidades das micro e pequenas empresas. Em uma perspectiva de reflexão, pensando em rever desde o segundo semestre deste ano até os próximos dois anos, os participantes discutiram caminhos e estratégias. 
 
Vinicius Nobre Lages, diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, apontou que, diante de um cenário de mudanças, é preciso adotar novas estratégias. ???O impacto do momento atual sobre os nossos clientes faz com que a gente também tenha que pensar sobre mudanças e é essa a reflexão que fazemos hoje aqui. Por intermédio dos Sebrae nos estados, por meio da Abase, é que conseguiremos atingir essa sintonia, visto que são eles quem sentem de perto as necessidades que o cliente tem???, observou. 
 
Diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vítor Roberto Tioqueta foi quem abriu os trabalhos do encontro e reforçou sobre a integração e participação dos Sebrae nos estados, para o fortalecimento da instituição, e sua atuação no desenvolvimento de micro e pequenas empresas. ???A presença de 100% do Sul e Sudeste nesta ocasião demonstra a importância de atuarmos juntos. A partir do momento em que se trabalha em conjunto, os projetos ganham força e geram resultados mais positivos. Essa cooperação entre os estados promove melhores alternativas de direcionamento do sistema Sebrae???, analisou Tioqueta.  
 
Na avaliação da diretora-técnica do Sebrae, Heloisa Regina Guimarães, nacionalmente, a instituição busca ouvir mais os estados, e estas reuniões são o caminho para ampliar a discussão sobre a atuação do Sebrae. ???Falta apenas a região Centro-oeste para fecharmos o circuito de conversação nos estados, antes da reunião nacional. ?? um processo que gera a construção sucessiva de temas fundamentais para a operação e sustentabilidade do sistema e para a estratégia???, indicou. 
 
Novas perspectivas 
 
De acordo com Vinicius Lages, a grande questão é pensar nos próximos dois anos e em longo prazo. ???Nosso objetivo é levar as questões discutidas aqui para a direção nacional, a fim de tomarmos as iniciativas agora, no planejamento que está sendo feito nos estados, para que projetos sejam desenvolvidos nessa nova direção, com a redefinição de programas e encerramento daqueles que já não fazem mais sentido no processo atual. Buscamos aqui o sentimento da ponta, os consensos, estabelecendo prioridades em torno deles???, enfatizou.
 
Porém, complementou o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, os clientes já devem sentir algumas dessas adequações neste ano. ???Isso acontece com ações emergenciais, como as de maior proximidade e relacionamento com o cliente. Muitos estados já estão desenvolvendo programas de orientação de crédito, por exemplo; de reconversão de dívida, ajudando nesse momento tão difícil que os empresários estão vivendo; busca de alternativa de mercado; repensar, enfim, dentro de um cenário mais restritivo???, pontuou. 
 
???Estamos em uma etapa fundamental para a construção de uma nova política nacional de atendimento e relacionamento com os clientes, cujo objetivo é estabelecer bases comuns para uma atuação integrada no sistema Sebrae e uma atuação integrada entre atender o cliente e se relacionar com o cliente. A política de relacionamento é nova e o processo de cocriação, tanto com os Sebrae nos estados quanto com os clientes, vai fazer toda a diferença???, completou Heloisa Guimarães.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557