106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Inicia nesta quinta-feira (07) em Santa Helena e segue até o dia 03 de junho a campanha de vacinação contra a influenza. Com o objetivo de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e consequências nos serviços de saúde, a vacinação contra a gripe serve para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19.
A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.
A vacina da gripe pode ser administrada na mesma ocasião das outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos na população a partir de 12 anos de idade. No entanto, as crianças de 5 a 11 anos de idade deverão aguardar um período de 15 dias entre as vacinas Covid-19 e influenza, nestes casos: Deve-se priorizar a vacinação contra Covid-19 e agendar o retorno da criança a UBS em 15 dias para fazer a vacina contra influenza.
A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários que são: Crianças de 06 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas; idosos com 60 anos ou mais; povos indígenas; professores do ensino básico e superior e trabalhados da saúde.
De acordo com o Diretor de Vigilância e Saúde, Felipe Menin, o município já vem encontrando grandes surtos de gripe e alerta as pessoas quanto aos cuidados.
De acordo com a responsável pelo Setor de Epidemiologia, Rosângela Disarz, a primeira etapa da campanha, contemplará os grupos dos trabalhadores da saúde e idosos com mais de 60 anos.
Fonte: Assessoria