106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Ave noturna e misteriosa, dona de canto melancólico e fúnebre. Estamos falando do urutau, também conhecido como uruvati, cacuí e mãe-lua.
Muitas pessoas acham que ele seja uma espécie de coruja ou até de gavião, devido aos hábitos noturnos e a incrível habilidade de se camuflar em troncos de árvores. A espécie ficou conhecida como ave fantasma da Amazônia.
Um exemplar da espécie foi flagrada em cima do muro de uma residência na Rua Rio de Janeiro, região central de Santa Helena. O fato ocorreu no tarde desta quarta- feira (6), e o morador que foi surpreendido ao chegar da rua, conseguiu chegar muito próximo da ave, cerca de 30 centímetros, e fotografar o bicho.
Comum em bordas de florestas, campos com árvores e cerrados, o pássaro está presente em todo território brasileiro, inclusive dentro das cidades em locais mais arborizados, onde sua presença inusitada é frequentemente noticiada pelos jornais.
É, antes de tudo, um desconhecido: mais é conhecido pela fama do que pela ave em si. Além do Brasil, o urutau é encontrado desde a Costa Rica à Bolívia, e também na Argentina e no Uruguai.
Engana-se quem pensa que só existe uma variedade da espécie. No Brasil ocorrem cinco, todas pertencentes ao gênero Nyctibiu, grupo restrito às regiões mais quentes do continente americano.
Fonte: Universo da Notícia