106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Não foi fácil, mas, encontramos uma propriedade que conseguiu colher até 100 sacas de soja por alqueire. A colheita da safra de soja 2021/22 vai ficar longe do esperado para a maioria dos agricultores. A estiagem forte castigou severamente as lavouras. Mas, encontramos em Céu Azul, seu Darci Lamperti. Ele conseguiu colher até 100 sacas por alqueire em algumas áreas de sua propriedade.
Segundo o DERAL (Departamento de Economia Rural), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, a colheita da soja está na reta final no estado. E os resultados não são bons. A produção deve chegar a pouco mais de 11,635 milhões de toneladas do grão nesta safra (2021/22), contra quase 19,8 milhões de toneladas na colheita anterior (2020/21). Baixa de 41%. Tudo consequência da seca, algo nessa proporção que seu Darci nunca viu.
A região oeste do Paraná foi a mais atingida pela seca, sofrendo redução na produção de 76%. O que torna mais inusitado os resultados da lavoura de seu Darci, mas, se você está esperando por práticas ou manejo revolucionários, não quero te decepcionar. A diferença foi a regularidade das precipitações.
Mas, independente do resultado, seu Darci tem muito amor pela sua terra. Tudo que está aqui é fruto de anos de trabalho e claro de fé. A mesma fé que alimenta a esperança do agricultor continuar acreditando que na próxima safra será melhor.
Fonte: Costa Oeste News