106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Os produtores rurais estão buscando alternativas para diversificar a propriedade. Faz cerca de um ano que o casal, João Reichert e Marisete Thoele Reichert, iniciou a produção de morangos na Comunidade de São José, no interior de Missal. Cultivar a fruta era um sonho para os suinocultores, mas faltava dinheiro para colocar em pratica a nova atividade.
Foi então que eles buscaram uma velha receita. Trabalhar fora do país. Graças a dupla cidadania de Marisete, eles conseguiram emprego na Áustria e recursos suficientes para tirar o sonho do papel.
Em sete meses de cultivo efetivado alcançaram a produção de duas toneladas de morangos. A escolha da fruta para diversificar a propriedade deu certo, agora a ideia é dar mais um passo. João e Marisete ainda contam com o apoio do governo municipal para conseguir desenvolver atividade em Missal.
Atividade deve melhorar no futuro. Foi lançada no final de março deste ano a Rede Morangos do Brasil, que envolve pesquisadores e agricultores da cadeia produtiva. O intuito é fomentar a produção nacional.
Só para se ter uma ideia o Brasil demanda todos os anos, 200 milhões de mudas, sendo que cerca de 150 milhões são importadas do Chile, Argentina e Espanha, pesando para o morangueiro no custo de produção. Mas, enquanto isso não acontece, João e Marisete seguem em frente com o sonho.
Fonte: Costa Oeste News