106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Segue nesta quarta (27), o segundo dia de programação da AVESUI 2022, sediada na LAR centro de eventos em Medianeira (PR), com objetivo de reunir produtores, agroindústrias e investidores que buscam ampliar e aplicar o conhecimento adquirido durante as palestras.
A visitação nos stands (espaço destinado a expositores), promove a proximidade com novidades do setor agrícola e outros serviços disponibilizados para o público.
LEIA TAMBÉM: IDR-Paraná apresenta programas de implantação de energias renováveis
Próximo ao palco onde estão sendo realizadas as palestras, está situado o stand da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, diversos servidores estão disponíveis para prestar esclarecimentos, tirar dúvidas e compartilhar os programas e benefícios voltados para o setor agrícola.
O Adapar faz uso da oportunidade para divulgar o programa de sanidade dos suínos, estimulando ações onde os produtores da suinocultura também têm participação e alertando os suinocultores sobre os cuidados com a senecavirus, o principal gargalo da região.
O que é senecavirus?
O Seneca Valley Virus é um vírus RNA de cadeia simples de sentido positivo do gênero Senecavirus A (SVA), família Picornaviridae. O vírus foi originalmente identificado como um contaminante de cultura de células nos EUA em 2002. No entanto, o sequenciamento subsequente do vírus Picorna-like isolado de suínos, com uma variedade de apresentações clínicas revelou a presença do SVA na população suína dos EUA desde 1988. Passados dez anos, os relatos descreveram a associação do SVA com casos de doença vesicular idiopática dos suínos (SIVD) na Nova Zelândia, Austrália, Canadá e Estados Unidos.
O veterinário Tales Perufo, relata que a sanidade é o maior patrimônio do Paraná. O Senecavirus desafia o trabalho dos produtores e dos veterinários, gerando prejuízos para as integradoras, cooperativas e na linha de abate.
“Nosso objetivo é divulgar metodologias de contenção, como se usa os protocolos de desinfecção e o conhecimento que o produtor deve ter sobre o diagnóstico”.
Fonte: Costa Oeste News