106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na manhã desta terça (03), durante o jornal Costa Oeste News, o Deputado Estadual Guto Silva, fez um balanço das atividades enquanto esteve à frente da pasta mais importante do governo, a Casa Civil. Por telefone, Guto opina quanto ao agronegócio e a economia do Estado, confira a entrevista:
COSTA OESTE NEWS - Como o Sr. avalia a passagem pela Casa Civil?
GUTO SILVA - Tô encerrando esse ciclo a 3 anos, na frente da casa civil que é a Secretaria mais importante do governo, que cuida de toda essa relação de emprego, obras, investimentos, saúde, volta às aulas, todos os grandes temas passam pela casa civil, além de relação com o mundo político. É uma secretaria muito sensível, complexa, mas com a orientação do governador Ratinho Júnior, nós fizemos o primeiro ano bastante forte, com grandes mudanças, grandes transformações em todo Paraná e sobretudo mudanças administrativas. Destaque na redução de 28 para 15 secretarias, redução de mordomias, tudo isso foi feito para deixar o estado mais econômico, mais rápido, mais ágil e funcionou muito bem.
COSTA OESTE NEWS - Qual é o principal desafio na Assembleia Legislativa?
GUTO SILVA - Estou de volta na Assembleia e já fui eleito presidente da Comissão da cultura, uma comissão que gera muito emprego, uma indústria da cultura é muito forte, eu destaco aqui o pessoal do audiovisual que trabalha com os casamentos, com festas, pessoal da música, da dança e muitas vezes que eram muito prejudicados nessa pandemia. É uma indústria silenciosa, mas que gera muito emprego, muita oportunidade, estou tendo esse trabalho agora de poder encontrar alternativas, com as bolsas, com recurso, para que o setor não sofra mais.
COSTA OESTE NEWS - Como o Sr. avalia o setor do agro?
GUTO SILVA - Olha, o nosso agronegócio é um orgulho para todo Paranaense, eu costumo dizer que não tem como imaginar a economia Paranaense sem o nosso agronegócio. O agro é prima irmã do Comércio e da indústria, se o Agro vai bem com safra cheia, safra boa, ajuda a movimentar o nosso comércio, ajuda a empregar, ajuda a indústria a seguir adiante, é importante lembrar que o nosso agronegócio passa uma profunda transformação nesses últimos anos. Alavancado pelas cooperativas que é o modelo que nos dar muito orgulho, a nossa produção agrícola praticamente dobra de tamanho a cada 10 anos, isso traz ao governo, desafio de poder acompanhar com infraestrutura adequada para manter a competitividade dos nossos produtos.
COSTA OESTE NEWS - Qual é o seu projeto para o futuro?
GUTO SILVA - Estou iniciando essa pré-candidatura ao Senado Federal, eu costumo dizer que o Paraná é um estado muito forte, nós somos a quarta maior economia do Brasil, nós estamos atrás só de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro com populações muito maior do que a nossa. Paraná é muito grande e muito forte, precisa ter uma voz firme no senado federal, uma voz com energia, uma voz com uma atitude, para que a gente possa fazer a discussão dos grandes temas e mais importante, trazer mais recursos e obras que vão melhorar a vida da população.
COSTA OESTE NEWS - Qual será a sua prioridade no Senado?
GUTO SILVA - Tenho um compromisso com a agenda do governo, o que é que o Paraná precisa? Vamos lá bater na porta, vamos lutar! A discussão profunda do ICMS, da energia. Porque tem muita energia e isso mexe no consumo, na reforma tributária e precisamos ver isso aí… tem questões de compensações financeiras que o Paraná precisa e merece. Então o Paraná pode dentro do processo de negociação, ter esses resultados, trazer mais recursos e investimentos, porque isso vai beneficiar a nossa população, vai trazer impacto direto no dia a dia, na abertura de hospitais, no atendimento à população. Então acho que é importante um posicionamento muito firme, muito contundente na defesa dos interesses do Paraná.