Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Boletim semanal aponta 79 novos casos e São Miguel chega a 312 casos positivos de dengue

No ano epidemiológico da dengue, que iniciou em 01 de agosto de 2021 e segue até 31 de julho de 2022, foram confirmados 312 casos, de um total de 959 notificações.

  • 11/05/2022
  • Foto(s): Pedro Ribas/Arquivo AEN
  • Região
Boletim semanal aponta 79 novos casos e São Miguel chega a 312 casos positivos de dengue

São Miguel do Iguaçu registrou 79 novos casos de dengue na última semana, de acordo com boletim semanal divulgado pela secretaria municipal de Saúde nesta terça-feira, 03.

No ano epidemiológico da dengue, que iniciou em 01 de agosto de 2021 e segue até 31 de julho de 2022, foram confirmados 312 casos, de um total de 959 notificações. O informativo aponta ainda que 602 casos foram descartados e 45 continuam em investigação.

Até a última semana haviam sido constatados apenas casos de dengue tipo 1, mas nos últimos dias foi confirmada também a presença do tipo 2 da doença no município. ‘Isso significa que quem teve dengue recentemente precisa tomar mais cuidado ainda, pois pode pegar novamente’, explicou o diretor de Vigilância e Atenção Básica em Saúde, Djonathan Adamante.

 E para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, e combater a epidemia da doença, várias ações estão sendo desenvolvidas pelo Governo Municipal. Entre elas, está a aplicação do fumacê, em parceria com o Governo do Estado, por meio da 9?ª Regional de Saúde, e o desenvolvimento do projeto ‘Dengue, na minha casa você não tem vez!’ nas escolas municipais, em parceria com a Associação das Senhoras de Rotarianos (ASR).

Outra ação é o Mutirão de Limpeza, que até esta sexta-feira, 13 de maio, terá seus trabalhos concentrados na região atendida pela ESF Paraguaçu, que compreende os Bairros Santa Ana, São Francisco, Paraguaçu, Jardim Mariana, Jardim Social, Loteamento Adamante, Loteamento Devile e Jardim Botânico.

Assim que a chuva acalmar e houve condição de tempo favorável, as equipes irão a campo intensificar o combate.

Durante o mutirão serão recolhidos diversos materiais como: entulhos (resíduos de construção, cerâmicas, vasos, entre outros); recicláveis (garrafas, lonas, PVC, pneus, recipientes plásticos ou de vidro, tábuas e madeiras); eletrodomésticos (lavadoras, TV’s, geladeiras e aparelhos eletrônicos em geral), além de galhos e folhas.

A orientação é para que os moradores realizem uma limpeza geral em seus lotes e terrenos e coloquem os materiais que serão recolhidos em frente as suas residências, devidamente separados, em local de fácil acesso.

As folhas e galhos deverão estar ensacados, os móveis desmontados e os recicláveis e eletrônicos acondicionados em caixas ou sacos.

Após a limpeza, ficará estritamente proibido colocar novamente entulhos em cima do passeio público, caso contrário, o morador poderá ser multado, sem aviso prévio.

CRONOGRAMA

Os trabalhos do Mutirão de Limpeza seguirão sendo realizados semanalmente, conforme o seguinte cronograma:

De dia 16 a 20 de maio: Região atendida pela ESF Lucia Barp da Costa, compreendendo os bairros: Liberdade, Renascer I e II, Jardim Vitória, Novo Mundo, Cataratas I, II, III, Condomínio Modelo, Jardim Belo Horizonte.

De 23 a 27 de maio: Região atendida pela ESF Santa Catarina, sendo os bairros: Sagrado Coração de Jesus, Ecovila e Santa Catarina, até na Rua David Canabarro, lado direito.

De 30 de maio a 03 de junho: Região atendida pelas ESF’s Manoel Nicolau Bauer e Santo Antônio, compreendendo os bairros: Floresta, Panorama, Araras, Bela Vista e Parque industrial.

De 06 a 10 de junho: Região atendida pela ESF Gaúcha, sendo os bairros: Loteamento Soster, Santa Luzia, Hermes Corbari, Jardim Vanz, Barro Branco, Cidade Alta, Avenida Iguaçu no sentido mercado Ideal, Cohapar, Bela Vista, Condomínio Dona Adélia e Serra do Mico, sentido BR-277.

Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu