Os funcionários do Hospital de Clínicas (HC) contratados pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), que estavam em greve desde o dia 6 de junho, decidiram encerrar a paralisação por volta das 12h desta terça-feira (21), em Curitiba.
Os trabalhadores aceitaram a proposta de aumento salarial de 9,83% para os funcionários que ganham até R$ 2,5 mil, que representam 75,18% da categoria, e de 6% para os trabalhadores com salário acima desse valor. A assembleia foi realizada na manhã desta terça e durou cerca de duas horas.
Contudo, os servidores só irão retomar as atividades no HC na manhã de quarta-feira (22), segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público do Paraná (Sinditest-PR).
A exigência inicial dos servidores era de 20,16% de aumento, que seria referente à inflação acumulada no período de maio de 2015 a maio de 2016. Contudo, a última proposta apresentada pela Funpar tinha sido menor, de 5,2%.
O HC é o maior hospital público do Paraná e atende, anualmente, mais de 1 milhão de pessoas. A greve não afetou os serviços de urgência e emergência, mas quem tinha consulta agendada, teve que esperar um pouco mais.
Ainda de acordo com o Sinditest, mais de 800 trabalhadores da Funpar adediram ao movimento grevista. O quadro total é de 851 funcionários.
Greve em maio
A última greve da categoria foi em maio deste ano. Os trabalhadores reclamaram da recusa da administração da Funpar de negociar com a diretoria do sindicato o acordo coletivo de trabalho.
Fonte: G1