106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O agricultor está feliz, mas preocupado. Feliz com a lavoura de milho safrinha e preocupado com o frio. O agricultor não consegue esconder o sorriso no rosto. A alegria com a lavoura de milho Safrinha 2022, está estampada na cara do pai Walter e dos filhos Elvis e Diego, na Linha Buriti em Itaipulândia.
A alegria da família Engelmann é justificada. Segundo o Deral, Departamento de Economia Rural da Secretaria Agricultura do Paraná, quase 90% das lavouras do Paraná foram avaliadas como boas no estado. Mas, apesar da perspectiva positiva o produtor é cauteloso. Diferente de 2021, a segunda safra de milho 2022 deve atingir um recorde de cerca de 16 milhões de toneladas. Isso pode ser visto em campo.
Mas, existe uma grande preocupação com o frio, que no ano passado foi implacável no oeste do estado. Devido às condições nada favoráveis, às geadas dividiram protagonismo com a seca, proporcionando colheitas quase simbólicas. O Paraná é tradicionalmente o segundo produtor de milho do Brasil, atrás apenas do Mato Grosso. Se depender da fé da família Engelmann vai continuar sendo.
Fonte: Costa Oeste News