A banana é perfeita para depois da prática de esportes, já que nos ajuda a recuperar eletrólitos e previne as câimbras graças ao seu conteúdo de potássio.
A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo. Seu doce sabor, cor e textura faz com que seja um alimento muito querido e fácil de comer por crianças pequenas e idosos. Podemos comer a banana em vitaminas, iogurte, bolos, pães, panquecas ou como acompanhamento de sopas.
Temos certeza que você já sabe que as bananas são carregadas de vitaminas, minerais e fibras dietéticas, mas você realmente conhece os benefícios desta deliciosa fruta? Conheça, a seguir, alguns deles.
Comer banana para controlar a pressão arterial
O alto conteúdo de potássio presente na banana (mais de 13% da dose diária recomendada) reduzem a pressão arterial e a possibilidade de sofrer aterosclerose (a forma mais comum de arteriosclerose), infarto de miocárdio e acidente cerebrovascular.
Absorção de cálcio
A banana contém altos níveis de frutooligossacarídeos (também chamados de oligofrutoses ou oligofrutanos ou abreviado FOS), os quais promovem a absorção de cálcio.
Os FOS nutrem as bactérias saudáveis no cólon e aumentam a capacidade do corpo de absorver os nutrientes.
Função nervosa
A banana também ajuda na função nervosa e muscular. Além disso, previne as câimbras musculares depois de cada exercício.
Vitamina B6
Você sabia que somente uma banana contém cerca de 34% da quantidade diária recomendada de vitamina B6? Esta vitamina é importante para a saúde em geral. A vitamina B6 é um agente anti-inflamatório, faz suporte as funções do sistema nervoso, ajuda a reduzir o risco de doenças do coração, diabetes do tipo II, obesidade e muito mais.
Perda de peso
As fibras das bananas ajudam a manter uma boa digestão e ao mesmo tempo mantém o açúcar no sangue, o que evita comer em excesso.
Previne o câncer
As bananas contêm catequinas e delfinidina, que são antioxidantes naturais. Os estudos mostram que as dietas ricas em bananas e outras frutas podem reduzir o risco de câncer de mama. Também ajudam a reduzir o risco de desenvolver o câncer de rim.
Digestão e laxante natural
As bananas também ajudam a reduzir os sintomas de diarreia e da prisão de ventre, graças à pectina (uma fibra solúvel também chamada hidrocoloide) que ajuda a estabilizar o sistema digestivo, normalizar o trânsito intestinal e aliviar a prisão de ventre.
Esta fruta, além disso, tem um efeito antiácido e estimula a produção de muco no estômago, o que ajuda a proteger contra os ácidos do estômago. As bananas também ajudam a matar as bactérias que causam as úlceras estomacais.
Fonte: Melhor com saúde