106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na última sexta-feira, 27 de maio, ocorreu Audiência Pública no Portão Ocoí para tratar sobre Alteração no Sistema Viário do município, especialmente na Avenida Pedro Calegaro no Distrito, e alteração no Zoneamento da Rua Pe Anchieta, Rua Bom Pastor e Rua Paraná no centro. As propostas foram aprovadas pelos presentes.
A apreciação da população foi necessária, pois, para garantir recursos na esfera estadual e federal, se faz necessária a alteração no Plano Diretor, e o referido plano precisa desta consulta pública. O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, agradeceu a presença da população. “A participação da população nas questões públicas é fundamental”, afirma.
Entenda
De acordo com o atual Plano Diretor, a Avenida Pedro Calegaro, com início na PR 495 e término na Avenida Medianeira, possui uma caixa de via de 21 metros e foi classificada como Via Arterial. Porém, o levantamento técnico realizado no período de Revisão do Plano Diretor foi equivocado.
Na realidade, a caixa de via da Avenida Pedro Calegaro possui aproximadamente 15 (quinze) metros e não há possibilidade de futuros alargamentos da caixa de via por conta das construções já consolidadas e, tão pouco, poderá se adequar a sua classificação como Via Arterial (30 metros de caixa de via).
Logo, esta Avenida deverá ter outra classificação e parâmetros específicos.
Como seu início se dá a partir da PR 495, a Avenida Pedro Calegaro se enquadraria como Via Coletora. Porém, a Via Coletora possui uma caixa de via de 23 (vinte e três) metros, o que também não seria possível.
A fim de solucionar e realizar as melhorias na Avenida, a partir de agora ela será via coletora especial. Possuirá 6 metros de via de rolamento, 2,5 metros de estacionamento em cada lado e 2 metros de calçadas de cada lado, totalizando 15 metros de caixa, podendo ter uma variação ao longo da Avenida.
Ruas do Centro
A mudança de Zoneamento das Ruas Padre Anchieta, Rua Bom Pastor e um trecho da Rua Paraná, se deve ao fato de atualmente elas terem Zoneamento residencial, a partir da aprovação passam a ser zoneamento comercial.
Fonte: Assessoria Missal