106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e a família.
O trabalho tem por objetivo capacitar jovens estudantes com informações e habilidades necessárias para viver socialmente de maneira saudável, sem drogas e violência.
Em Santa Helena o programa de prevenção prepara alunos de 5º ano, que vão deixar a rede municipal de ensino e ingressar na estadual, conforme a instrutora do programa Cabo da Polícia Militar Daniela Pereira.
Assuntos envolvendo as drogas licitas e ilícitas, bullying, cyberbullying, canais de ajuda, entre outros, são os principais temas abordados durante os três meses de programa, que conta com aulas semanais.
A professora da Escola Municipal Tancredo Neves, do Bairro Vila Rica, Marines Smaniotto destaca que é importante introduzir do tema em sala de aula, pois chama a atenção para os danos causados pelas drogas.
Os alunos são alertados sobre as consequências das drogas e também orientados de como agir em caso de se depararem com alguma situação envolvendo o uso de entorpecentes e violência, conforme o estudante Nicolas Marczinski.
No município o Proerd está sendo trabalhado neste ano com cerca de 300 alunos, sendo 16 turmas, evolvendo o 5º ano de todas as escolas da rede municipal de ensino de Santa Helena, segundo a policial Cabo Daniela (vídeo acima).
Fonte: CNWT