106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, dos quais 10 milhões são gatos e 20 milhões, cães. O abandono de animais cresceu 250% no último ano.
Em São Miguel do Iguaçu, em menos de 3 dias, 13 cães foram encontrados abandonados em comércios da cidade. Na manhã deste sábado (04), Luana Zanotelli, médica veterinária e proprietária de Clínica Universo dos Bichos chegou para abrir seu estabelecimento e se deparou com uma caixa de papelão em frente a clínica, com 11 cães filhotes. Até o fechamento desta matéria 3 cães já haviam sido adotados, restando apenas 8, cinco machos e três fêmeas. Segundo a médica veterinária, abandono de animais é crime e qualquer suspeita deve ser denunciada:
Dois dias depois, no início da manhã desta segunda-feira (06), mais dois cães foram abandonados no edifício Águia Dourada, também em São Miguel do Iguaçu. As duas fêmeas, que aparecem na foto de capa desta matéria, felizmente já encontraram tutores.
Quem nunca se deparou com pedidos de ajuda para o resgate de filhotes pode não ter a noção de quão grave é o abandono de cães. O fato é que é desesperador ver seres tão pequenos e frágeis abandonados sozinhos ou com a mãe. Felizmente alguns desses animais conseguem ser resgatados, tratados e destinados para adoção responsável, entretanto, ainda enfrentamos a triste realidade de 20 milhões de cães abandonados no Brasil. Para que esse número possa diminuir, uma série de ações são necessárias, como o resgaste, a adoção responsável e o controle populacional dos cães.
Atualmente, a castração (um procedimento benéfico para a saúde dos cães e que impede a sua reprodução) é a prática recomendada para o controle populacional e das zoonoses. Além disso, castrar possui uma série de benefícios para a saúde dos cães, como a redução de problemas de agressividade nos machos e a prevenção do câncer de mama nas fêmeas. Apenas com a castração, o ciclo de abandono será interrompido, impedindo que novos animais nasçam nessa situação tão trágica e fiquem à própria sorte.
Fonte: Costa Oeste News