Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Acidentes domésticos com idosos foram responsáveis por mais de 300 mil internações em 2020

Alerta é feito pelo deputado Reichembach (PSD), autor da lei que criou a Semana de Prevenção a acidentes Domésticos com Idosos no Paraná.

Acidentes domésticos com idosos foram responsáveis por mais de 300 mil internações em 2020

Desde 2017, no Paraná, a primeira semana do mês de junho é dedicada a campanhas de esclarecimentos e alertas sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar os acidentes domésticos com idosos.

A lei 18952/2017 foi proposta na Assembleia Legislativa do Paraná pelo deputado Reichembach (PSD) e tem o objetivo de orientar e difundir medidas que evitem quedas e outros tipos de incidentes dentro de casa envolvendo pessoas com idade acima dos 60 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, um em cada três idosos sofrem uma queda por ano, sendo que 34% das quedas provocam algum tipo de fratura. De acordo com o Ministério da Saúde, só em 2020 foram contabilizadas mais de 300 mil internações em função dos acidentes domésticos. Os acidentes domésticos mais comuns são quedas, cortes, engasgos, intoxicações, queimaduras e choques. Tapetes, escadas, fios soltos e pisos escorregadios no banheiro são os grandes vilões.

"Evitar os acidentes domésticos reduz o sofrimento dos idosos, dos familiares, o gasto financeiro com medicação e possíveis cuidadores, e também a sobrecarga do sistema de saúde no caso de uma internação que poderia ter sido evitada”, afirma Reichembach.

Fonte: ALEP