106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura, realizou a recuperação de duas nascentes na comunidade da Linha Marfim.
O processo de recuperação e conservação das nascentes consiste, basicamente, em três fundamentos básicos, ou seja, proteção da superfície do solo, criação de condições favoráveis à infiltração da água no solo e a redução da taxa de evapotranspiração.
Esse trabalho é fruto de um convênio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu com a Itaipu Binacional. Ele compreende a recuperação das nascentes da região. “Além desse projeto há ainda o de hortas, grafites e cisternas. Um trabalho que vai atingir os 55 municípios da região totalizando um investimento em torno de 2mi” informa o gestor do Convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider.
O secretário de Meio Ambiente, Márcio Rogério Zanoni, conta que isso contribui para um abastecimento perene. “Preservar as nascentes garante o futuro para as novas gerações e também a continuidade do agronegócio, principalmente em épocas de estiagem”.
Estiveram acompanhando os trabalhos acadêmicos da UTFPR- Campus de Medianeira e da Uniguaçu que aplicaram na prática a teoria aprendida em sala de aula.
Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu